PR NEWSWIRE
Brasil precisa alcançar novo patamar na competitividade global

Por PR Newswire
SÃO PAULO, 26 de outubro de 2017 /PRNewswire/ -- Reformas estruturais, ambiente de negócios, tamanho do estado e investimentos são considerados os quatro pilares para que mudanças efetivas aconteçam no Brasil, segundo o presidente da Whirlpool América Latina, João Carlos Brega, curador do FÓRUM NACIONAL DE COMPETITIVIDADE, novo projeto do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, realizado no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo.
Ele destacou, em sua palestra para mais de 150 empresários e autoridades públicas, que o papel do Estado deve ser regulador e não de competir com o setor privado. "É preciso incentivar o crescimento das empresas, não limitá-las", afirmou, lembrando o custo tributário que entrava o crescimento da iniciativa privada.
A afirmação de Brega despertou no secretário Municipal de Gestão da Prefeitura de São Paulo, Paulo Uebel, um alerta para a necessidade do debate sobre a redução dos gastos públicos, que, segundo ele, são o principal gargalo para os investimentos no Brasil. "Enquanto não fizermos isso, com uma reflexão madura, baseada em dados e evidências, infelizmente não vamos ter um País mais competitivo", disse.
O presidente da Mckinsey & Company, Nicola Calicchio, acrescentou que o Brasil hoje está muito fechado e tem exportado essencialmente commodities. Ele enxerga que fatores como qualidade da educação, leis burocráticas, carga regulatória e tributária impedem o País de crescer. O vice-chairman do LIDE, Roberto Giannetti da Fonseca, abordou a questão e completou que "é hora de acordar", ao ressaltar que a competitividade precisa ser a palavra de ordem.
O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr., acredita que o caminho para o crescimento do Brasil, bem como para torná-lo mais competitivo, gira em torno da mobilização da sociedade. "A contribuição de todos, como cidadãos, precisa ser efetiva: 'quanto antes nos mobilizarmos, mais longe conseguiremos chegar'".
O evento também contou com a participação da secretária de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Patricia Audi; da presidente da Microsoft Brasil, Paula Bellizia; de Gustavo Ene, CEO do LIDE; de Decio da Silva, presidente do Conselho de Administração da WEG, e de Luiz Fernando Figueiredo, CEO da Mauá Capital.
O FÓRUM NACIONAL DE COMPETITIVIDADE contou com o patrocínio da BRAGA NASCIMENTO E ZÍLIO ADVOGADOS ASSOCIADOS, D'OR CONSULTORIA, MICROSOFT e SOUZA CRUZ. O apoio foi da SORANA / AUDI, AWS INTEL. Foram fornecedores oficiais GRUPO CDI, PR NEWSWIRE e RODOBENS COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL, SAÚDE A QUALQUER HORA e TRÊS CORAÇÕES. O jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, revista LIDE e TV LIDE e PR NEWSWIRE estavam entre os mídia partners.
Contato: Rodrigo Bifani – [email protected] / 11 3817-7966
FONTE FÓRUM NACIONAL DE COMPETITIVIDADE
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes