ENDIVIDAMENTO
Endividamento atinge mais de 77% das famílias brasileiras em 2022
No mercado, plataformas financeiras têm buscado solução amigável entre credores e devedores
Por Da Redação
Segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada no final de janeiro, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 77,9% das famílias se endividaram em 2022. A porcentagem foi o 4º aumento anual consecutivo e foi o maior número desde 2010. Em 2020 e 2021, o percentual de endividados foi de 66,5% e 70,9%.
Para contribuir e diminuir este número, programas governamentais e ferramentas financeiras são usadas para auxiliar na resolução do problema entre credores e devedores. A Lei federal n. 14.181/2021, entrou em vigor em julho e tem como base, promover uma audiência entre o credor e o devedor para renegociar suas dívidas.
No mercado, plataformas financeiras têm buscado solução amigável entre credores e devedores. Dentre elas, está a Xpory.com, uma plataforma de permutas multilaterais. Segundo a empresa, o objetivo de mostrar outra alternativa para que profissionais e empresas gerem valor com seus serviços e produtos.
“Conversando com meu credor, disse a ele o meu desejo de pagar minha dívida e o fato de não ter condições no momento. Com isso, apresentei a ele a XporY, entramos em um consenso e paguei o valor da dívida com meus serviços de consultoria empresarial”, conta Gustavo Lintz, usuário da plataforma.
Os vilões são os mesmos: cartão de crédito, cheque especial e cheque pré-datado. Outras formas de endividamento estão relacionadas ao crédito consignado, crédito pessoal, carnês, financiamento de carro e financiamento de casa.
A inadimplência também bateu recorde e chegou a 28,9%. Isso quer dizer que a cada dez famílias, três atrasaram algum pagamento em 2022, segundo a pesquisa. O número é 3,7 pontos percentuais maior do que o registrado em 2021.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes