Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ATUALIZAÇÕES

Estudo projeta avanço da malha ferroviária na Bahia até 2035

Proposta envolve avanço da FIOL, atualização e mudanças no uso das ferrovias no estado

Por Thiago Conceição

08/02/2023 - 13:26 h | Atualizada em 08/02/2023 - 13:51
Estudo prevê mudanças por avanço das ferrovias na Bahia
Estudo prevê mudanças por avanço das ferrovias na Bahia -

A manutenção das ferrovias do estado e a realização de investimentos em novas malhas foram abordadas no Plano Estratégico Ferroviário da Bahia, apresentado nesta quarta-feira, 8, pela Fundação Dom Cabral. O encontro para a apresentação dos dados foi realizado no Senai/Cimatec, em Piatã, com a presença de representantes da Indústria e do setor mineral baiano.

O diretor da Fundação Dom Cabral e coordenador do projeto, Paulo Resende, disse que o estudo busca trazer para a Bahia uma oportunidade de inserção no que considera ser uma revolução na infraestrutura do Brasil, que é o aumento da participação das ferrovias na matriz de transportes.

“Estamos observando que o Centro Oeste brasileiro tem se movimentado, em especial na direção de determinados portos. O Sudeste e o Sul estão fazendo isso. E chegou a hora da Bahia mostrar todo o potencial de fazer parte dessa malha ferroviária, não apenas no presente, mas no futuro também. A Bahia tem um imenso potencial portuário. E a ferrovia precisa de porto. E assim podemos ficar conectados com o resto do mundo”, disse Resende.

O estudo considera que o avanço da malha ferroviária no estado passa pela Ferrovia de Integração Oeste-Leste – FIOL, com o recém construído trecho entre Ilhéus, Brumado e Caetité, além do avanço, além do avanço das obras da FIOL II, entre Caetité, Guanambi e Barreiras, e da construção da FIOL I, no trecho entre Mara Rosa e Água Boa.

O estudo ainda indica a construção de uma bitola larga em ramais como o que liga Camaçari com a entrada do Porto de Aratu, localizado em Candeias, e de Sento Sé até Campo Formoso. Nesse contexto, ferrovias antigas poderiam ser usadas para outros usos, como o transporte de passageiros ou de cargas. Entre elas, o levantamento aponta uma que conecta Camaçari, Simões Filho e o Porto de Aratu. Outra malha liberada seria a que passa por Castro Alves, Cachoeira e Santo Amaro.

O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antônio Carlos Tramm, destaca que a Bahia vive um problema de isolamento logístico. Ele destaca que a Bahia tem 11 portos e Terminais de Uso Privado (TUP), com a maior costa brasileira, mas com a falta de malhas de trem.

“Você não pode ter um porto sem trem. Eles precisam existir concomitante para permitir a saída e a entrada da carga. A Bahia é o terceiro estado em mineração no Brasil. Estamos com um projeto de ampliação da mineração, vamos lançar no final do ano uma província no Norte do estado. E como isso pode ser viabilizado? Com trem. E este encontro serve para a articulação com o Governo [da Bahia]”, disse o presidente.

As mudanças propostas pelo estudo da Dom Cabral são de médio e longo prazo, com projeções de impacto no volume transportado por ferrovias no estado até 2035.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Antônio Carlos Tramm cbpm Companhia Baiana de Pesquisa Mineral economia ferrovia FIOL Fundação Dom Cabral Plano Estratégico Ferroviário da Bahia Porto de Aratu

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Estudo prevê mudanças por avanço das ferrovias na Bahia
Play

Saiba detalhes do complexo eólico de R$3 bilhões inaugurado na Bahia

Estudo prevê mudanças por avanço das ferrovias na Bahia
Play

Chefe Dani Façanha mostra como fazer siri de forma sofisticada

Estudo prevê mudanças por avanço das ferrovias na Bahia
Play

Shopping abre às 6h e recebe grande movimento em Salvador; veja

Estudo prevê mudanças por avanço das ferrovias na Bahia
Play

Feira Baiana de Agricultura Familiar terá produtos de diversas regiões

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA