PARCERIA
Google e Ação da Cidadania anunciam mapa de cozinhas solidárias
Iniciativa conjunta foi lançada nesta quarta-feira, 14, em São Paulo
Por Da Redação, com informações de Thaís Seixas*
O Google lançou nesta terça-feira, 14, em parceria com a ONG Ação da Cidadania, um recurso na busca e no Google Maps para a localização de cozinhas solidárias em funcionamento pelo país. O anúncio foi feito pelo presidente do Google Brasil e vice-presidente do Google Inc., Fábio Coelho, durante a quarta edição do Google For Brasil, em São Paulo.
O objetivo da iniciativa é criar uma rede solidária para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social a encontrar pontos de distribuição de alimentos e refeições gratuitas. Segundo a empresa, os locais também funcionarão como pontos de arrecadação de mantimentos. A Ação da Cidadania recebeu apoio técnico do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP).
Ao pesquisar por cozinhas solidárias no Google Maps ou na Busca, é possível ter acesso aos bancos de alimentos, despensas e cozinhas solidárias mais próximas e que estão sendo mapeadas e verificadas pela Ação da Cidadania em todo o país. Conforme o Google, até agora, já foram cadastrados mais de 1 mil pontos em todas as regiões do país. Neste primeiro momento, o acesso às informações será promovido por um filtro temporário no menu principal do Google Maps, que exibirá diretamente a busca pelos pontos de distribuição de alimentos. É possível também encontrá-los digitando diretamente na caixa de busca termos como “cozinha solidária”, “cozinha solidária perto de mim” e “banco de alimentos”.
O Brasil registrou 33,1 milhões de pessoas passando fome, de acordo com o segundo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, divulgado recentemente pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), com o apoio da Ação da Cidadania e outras instituições.
"A luta contra a fome e a miséria só terá sucesso com a mobilização de toda a sociedade civil. A parceria entre a Ação da Cidadania e o Google, com apoio do Centro de Excelência contra a Fome do WFP, é essencial para esta causa e vai compartilhar com a população informações e dados importantes para a construção de um mundo melhor, em que todos poderão atuar para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social”, disse Rodrigo "Kiko" Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania.
Iniciada em setembro de 2021, essa é a primeira iniciativa do gênero na América Latina. O objetivo é aumentar os números de pontos de alimentação solidária nos próximos meses a fim de criar o maior e mais organizado banco de dados digital deste tipo no Brasil. O mapeamento e os dados são atualizados pela Rede de forma contínua, o que facilita ainda mais a busca na plataforma.
Somente Bancos de Alimentos, Despensas e Cozinhas Solidárias sob coordenação de entidades/lideranças da sociedade civil, sem fins lucrativos, podem fazer parte da Rede. O cadastro é gratuito e deve ser realizado através do site da Ação da Cidadania. A partir de então é realizado um processo de avaliação de alguns critérios, como atuação, público atendido, tempo de existência, estrutura e governança.
*A jornalista viajou a convite do Google
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes