2ª FASE
Haddad: 13% dos endividados ainda não têm cadastro para o Desenrola
Ter cadastro no site é passo obrigatório para acessar a plataforma de renegociação de dívidas
Cerca de 13% dos 32 milhões de brasileiros negativados que estão aptos a participar do programa Desenrola não têm cadastro no Gov.Br, segundo informou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ter cadastro no site é passo obrigatório para acessar a plataforma de renegociação de dívidas do programa, lançada nesta segunda-feira, 9.
"Pelo volume de pessoas que estão no Gov.br, demonstram que tem algum grau de acessibilidade, é uma plataforma amigável em alguma medida, na medida em que 86% das pessoas já estão dentro (cadastradas) na plataforma gov.br. Mas estamos preocupadas com os 13%, justamente pelo fato de que podem ser pessoas mais vulneráveis e que mais precisam do programa", afirmou o ministro durante coletiva de imprensa em São Paulo.
Nesta segunda, o ministro participou do evento de lançamento do site que fará o intermédio entre negativados e credores. Para ter acesso aos financiamentos e pagamentos do Desenrola nessa segunda fase, é preciso ter certificação ouro ou prata no sistema.
De acordo com a pasta, cerca de 42% dos CPFs registrados no site do Desenrola estão nessas categorias. A outra parcela de brasileiros, cerca de 45%, tem certificação bronze e precisa fazer o upgrade para usar efetivamente a plataforma e sair do vermelho.
“Só 13%, mas é um número alto, não tem nenhum tipo de certificação, nem bronze, nem ouro nem prata. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas saibam como proceder para limpar o seu nome e poder voltar, normalmente, ao mercado de consumo, ao mercado de crédito”, declarou o ministro.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes