Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
14/06/2024 às 17:53 - há XX semanas | Autor: Da Redação

Indústria baiana tem segunda maior queda do país

Produção do setor no estado encolheu 5,4% em abril, segundo o IBGE

Imagem ilustrativa da imagem Indústria baiana tem segunda maior queda do país
-

A produção industrial da Bahia, em abril, voltou a cair frente ao mês anterior, no caso, março (-5,4%). O estado mostrou o seu primeiro desempenho negativo após três meses seguidos de crescimento nessa comparação com ajuste sazonal. Na comparação com abril de 2023, a produção recuou 3,5%, apresentando um segundo resultado negativo consecutivo frente ao mesmo mês do ano anterior (em março, tinha ocorrido queda de 3,4%). os dados são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) Regional, do IBGE.

O resultado da indústria baiana foi bastante inferior ao do país como um todo, onde houve crescimento (8,4%) e também foi o segundo pior índice entre os 18 locais que têm resultados nessa última comparação, novamente à frente apenas do Pará (-13,5%). Os dois estados foram os únicos a ter retração nesse indicador, no mês.

Dentre os 16 locais com alta na produção industrial frente a abril de 2023, os melhores resultados foram registrados no Rio Grande do Norte (25,6%), Santa Catarina (16,0%) e Pernambuco (13,2%).

Mesmo com as retrações de abril, a indústria da Bahia ainda acumula aumento de 1,6% na produção, nos primeiros quatro meses de 2024, frente ao mesmo período do ano anterior. O indicador, porém, fica abaixo do registrado no país como um todo (3,5%) e é somente o 14º crescimento entre os 18 locais, 17 dos quais mostram altas nesse acumulado.

Nos 12 meses encerrados em abril, a produção industrial baiana apresenta variação negativa (-0,2%), também abaixo do verificado nacionalmente (1,5%) e o 6º pior resultado entre os 18 locais pesquisados.

Refino de petróleo

A queda na produção industrial da Bahia frente a abril/23 (-3,5%) ocorreu apesar da quarta alta seguida na indústria extrativa (11,1%). Foi consequência da segunda retração consecutiva na indústria de transformação (-4,3%), que apresentou recuos em 5 das 10 atividades investigadas separadamente no estado.

A fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (-11,4%) caiu pelo segundo mês seguido e foi, novamente, a que mais contribuiu para o resultado negativo da indústria baiana em geral.

Embora tenha tido a segunda maior retração, a atividade tem o maior peso na estrutura do setor no estado, respondendo por quase 1/3 do valor industrial gerado da Bahia. Ainda assim, no acumulado dos primeiros quatro meses de 2024, o segmento ainda apresenta resultado positivo (0,9%).

A metalurgia (-33,8%) teve a maior retração entre todas as atividades pesquisadas e deu a segunda maior colaboração para o resultado negativo geral da indústria baiana. O segmento cai seguidamente há quatro meses.

Produtos alimentícios

Por outro lado, entre as 5 atividades da indústria de transformação com resultados positivos na Bahia, em abril, a fabricação de produtos alimentícios (8,2%), apesar de ter apresentado apenas o 4º maior aumento, foi a principal influência no sentido de segurar a queda geral da produção industrial baiana. O segmento cresceu pelo terceiro mês seguido e tem alta acumulada de 4,2% em 2024.

A segunda principal colaboração positiva para a produção da indústria baiana, em abril, veio da fabricação de produtos de borracha e material plástico (13,0%), que cresceu pelo sétimo mês consecutivo.

Porém, o segmento da indústria baiana que apresentou a maior alta em abril foi a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (65,8%), que apresentou o seu melhor resultado na série histórica.

Assuntos relacionados

Bahia ibge Indústria de Transformação produção industrial queda na produção setor industrial

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia ibge Indústria de Transformação produção industrial queda na produção setor industrial

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

Bahia ibge Indústria de Transformação produção industrial queda na produção setor industrial

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Chefe Dani Façanha mostra como fazer siri de forma sofisticada

Play

Shopping abre às 6h e recebe grande movimento em Salvador; veja

Play

Feira Baiana de Agricultura Familiar terá produtos de diversas regiões

Play

Sites ajudam consumidores a economizar na hora da compra; veja vídeo

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA