Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA

OFENSIVA

Irã reivindica ataques a centros de dados da Amazon

Ações seriam retaliação direta ao atentado ocorrido na última quarta-feira, 1, em Teerã

Rodrigo Tardio
Por
Amazon confirmou que está operando em regime de contingência
Amazon confirmou que está operando em regime de contingência - Foto: Angela Weiss | AFP

O Corpo da Guarda Revolucionária do Irã (IRGC) afirmou, nesta quinta-feira, 2, ter atacado e destruído um centro de computação em nuvem da Amazon localizado no Bahrein. Em um comunicado subsequente, o grupo paramilitar também declarou ter atingido instalações da Oracle em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

As ações seriam uma retaliação direta ao atentado ocorrido na última quarta-feira, 1, em Teerã, que resultou na morte da esposa de Kamal Kharazi, conselheiro sênior do Líder Supremo do Irã, e deixou o próprio oficial gravemente ferido.

Tudo sobre Economia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

As autoridades iranianas atribuem o ataque a uma operação conjunta entre Estados Unidos e Israel.

Tecnologia de espionagem

De acordo com a IRGC, os ataques marcam o início de uma ofensiva contra empresas que o regime classifica como colaboradoras de "espionagem e terrorismo".

A alegação é que gigantes da tecnologia fornecem inteligência e monitoramento para viabilizar assassinatos direcionados.

"Na primeira ação contra empresas de tecnologia de espionagem e terrorismo, o centro de computação em nuvem da empresa Amazon no Bahrein foi atacado e destruído", afirmou a IRGC em nota oficial, embora não tenha apresentado provas imediatas da extensão dos danos.

Lista de alvos

No início desta semana, o Irã já havia emitido um alerta severo, listando 17 empresas americanas de TI e Inteligência Artificial como alvos potenciais caso os assassinatos de oficiais iranianos persistissem. Entre as companhias ameaçadas estão:

Big Techs: Apple, Microsoft, Google, Meta.

Hardware e Infraestrutura: IBM, HP, Intel, Oracle e Amazon.

Setores Estratégicos: Tesla, Boeing e o banco JP Morgan.

Posicionamento da Amazon

Em nota divulgada anteriormente, a Amazon confirmou que está operando em regime de contingência. A empresa declarou estar "trabalhando de perto com as autoridades locais e priorizando a segurança de nosso pessoal durante os esforços de recuperação".

A gigante do e-commerce e serviços em nuvem também reiterou a orientação para que clientes com cargas de trabalho nas regiões afetadas migrem seus dados para outros centros globais enquanto a situação de segurança permanecer instável.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Amazon Bahrein Ataques cibernéticos Conflito Oriente Médio Espionagem tecnológica Guarda Revolucionária do Irã

Relacionadas

Mais lidas