ECONOMIA
Kelsor Fernandes assume presidência da Fecomércio-Bahia
Eleito por unanimidade no último mês de abril, empresário de 69 anos toma posse no cargo hoje
Eleito por unanimidade no último mês de abril, o empresário Kelsor Fernandes, 69, toma posse hoje como presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio). A solenidade acontece no Cerimonial Rainha Leonor (Pupileira), 20h, no bairro de Nazaré. Junto com ele assume também para o mandato 2022/2026 a nova diretoria da entidade.
Fernandes é o primeiro comerciante do setor de serviços a assumir a presidência da Fecomércio. Nos últimos oito anos, durante a gestão de Carlos de Souza Andrade, ele ocupou o cargo de 1º vice-presidente da Federação. Agora como presidente, ele reconhece que os desafios serão muitos.
“Temos consciência do que vamos enfrentar, nosso setor foi um dos que mais sofreu nessa pandemia. Mas somos movidos a desafios e estamos acostumados a trabalhar muito. O que queremos é que o nosso setor seja ouvido pelas autoridades, para que o empresário, que é quem gera renda e emprego, consiga desenvolver seu trabalho com mais facilidade. Tenho certeza que com diálogo e trabalho vamos conseguir”, afirma.
Entre as principais metas da gestão de Fernandes está o processo de interiorização do Sistema S, proposta que já era defendida pelo antecessor. Para municípios como Vitória da Conquista, Alagoinhas e Camaçari, por exemplo, a intenção é levar ainda os chamados "restaurantes dos comerciários".
“Sabemos das carências de algumas cidades do interior, de lazer, capacitação, saúde, educação. Então um dos nossos objetivos é levar unidades do Sesc e do Senac para esses municípios, porque sabemos que, além de uma educação subsidiada, de lazer, capacitação e serviços de saúde, cada unidade dessa gera em média 100 empregos diretos e o dobro de indireto em uma cidade do interior”, pontua.
Policlínica do Sesc
Na capital, a gestão terá como projeto a criação da Policlínica do Sesc, que deve oferecer aos trabalhadores do setor terciário baiano consultas e exames subsidiados. Além disso, o presidente eleito cita como ambições para a sua administração a reforma da unidade do Sesc de Piatã, e a criação de novas câmaras na entidade, voltadas para temas como mediação e arbitragem, questões trabalhistas, e serviços imobiliários.
O novo presidente da Fecomércio considera-se um grande defensor do associativismo empresarial, e diz que por isso estarão também presentes nas pautas de sua gestão ações de valorização do sindicato entre os empresários, por meio do “Programa Sim, Sindicato”.
Fernandes é empresário do setor imobiliário há cerca de 40 anos. Em 2010, ele foi eleito presidente do Sindicato da Habitação na Bahia (Secovi), e foi sob sua gestão que a entidade passou a representar a categoria no âmbito estadual. Em 2012, Fernandes convidado a integrar a diretoria da Fecomércio no estado, como 1º diretor tesoureiro. Já nos pleitos seguintes, em 2014 e 2018, foi eleito 1º vice-presidente na chapa encabeçada por Carlos Andrade. O novo presidente tem ainda assentos em entidades, como a Junta Comercial do Estado da Bahia, a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Sebrae e Santa Casa da Misericórdia.
A cerimônia de hoje à noite vai contar com a presença do presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, entre outras autoridades ligadas ao associativismo empresarial e poder público.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes