ECONOMIA
Limite de desconto do crédito consignado aumenta para 35%
Por Joana Lopo
O limite do desconto do empréstimo consignado para pensionistas e aposentados aumentou de 30% para 35% da renda. A medida foi publicada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no Diário Oficial da União, na última semana e regulamenta a Medida Provisória 681, de 10 de julho de 2015.
Assim, os bancos já estão autorizados pelo INSS a trabalhar com as novas regras dos descontos. A MP estabelece que, do limite de 35%, 5% são reservados exclusivamente para pagamento de despesas contraídas por meio de cartão de crédito. Em relação ao prazo máximo para pagamento dos empréstimos, passou de 60 meses para 72 meses.
Para a advogada e coordenadora da Associação Proteste, Maria Inês Dolci, a iniciativa eleva o risco de endividamento e superendividamento, pois facilita, e estimula, a contratação de mais empréstimos em um momento de retração da economia brasileira.
13º salário
Maria Inês critica e chama de irresponsável a medida que chega justamente quando os aposentados e pensionistas não irão receber a antecipação do 13º salário.
"Eles (aposentados e pensionistas) já estão com a renda comprometida. Com a facilidade de crédito, é claro que vão contrair mais e mais despesas. Esse aumento não é necessário, principalmente agora", afirma a advogada que se refere à atual situação econômica.
Para a pensionista Ana Márcia Soares a medida veio a calhar. "Sempre fui muito segura com as minhas contas, mas meu neto passou no vestibular e não tenho como ajudar se não for pegando esse empréstimo", afirmou a pensionista.
Ela diz que considera a fácil oferta de crédito uma armadilha para quem não controla as finanças. "A maioria das pessoas abusam. Tem de educar a população a saber usar de forma consciente esse tipo de oferta", observa.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes