FORA DO AR
Meu INSS cai pela terceira vez seguida e gera reclamações dos clientes
Entre as principais reclamações dos usuários estão erros no aplicativo móvel, no site e no login, com relatos de que as plataformas não abrem

Por Carla Melo

O Meu INSS enfrenta pela terceira vez seguida instabilidades em seu aplicativo, o que resultou em um acumulado de reclamações de clientes. Nesta quarta-feira (21), a plataforma ficou fora do ar mais uma vez, impossibilitando o login e serviços do sistema do Governo Federal.
De acordo com o site DownDetector, plataforma que monitora instabilidades de serviços digitais, o aplicativo chegou a registrar 100 notificações nesta quarta. Entre as principais reclamações dos usuários estão erros no aplicativo móvel, no site e no login, com relatos de que as plataformas não abrem.
Nas redes sociais, usuários apontaram os problemas e as insatisfações com o serviço.
será que é impossível o site do meu inss funcionar normalmente pelo menos por uma semana inteira pic.twitter.com/SOUJ9g8A6t
— samy (@samygoddess) January 20, 2026
Em nota ao Portal A TARDE, aDataprev, empresa responsável pelo suporte tecnológico do INSS, informou que a instabilidade foi causada pelo aumento atípico de até 208,6% no volume de acesso, o que provocou impacto no tempo de resposta do sistema, desde segunda-feira, 19.
Os aumentos foram associados pela maior busca pela consulta da margem disponível para empréstimo consignado após o aumento do salário mínimo; maior fluxo de desbloqueio de empréstimos após a virada da folha de pagamento; e a devido a indisponibilidade programada dos sistemas, entre os dias 28, 29 e 30 de janeiro no site e no aplicativo para manutenção para melhorias nos sistemas previdenciários.
"Desde o início da instabilidade, a Dataprev acompanha o caso com prioridade. Medidas de mitigação, como a redistribuição do tráfego, garantiram a emissão de mais de 864 mil extratos de benefícios na segunda-feira (19) e de mais de 1 milhão nesta terça-feira (20). Dados parciais desta quarta-feira (21) apontam que mais de 310 mil usuários conseguiram realizar o serviço. A empresa segue monitorando o desempenho do sistema e atua para estabilizar o acesso à plataforma", disse a empresa em nota.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



