ECONOMIA
Negócios baianos criam estratégias para faturar na Copa do Mundo
Cerca de 81% dos negócios esperam algum tipo de impacto da Copa do Mundo do Qatar
Por Mariana Bamberg
No mundo dos negócios também existe expectativa para a bola rolar em campo durante a Copa do Mundo do Qatar, que começa em três meses. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae de São Paulo revelou que 81% dos negócios acreditam que serão afetados pelo evento. De olho nas oportunidades que a Copa pode trazer para alavancar as vendas e conquistar o consumidor, os empreendedores mais otimistas já estão mobilizando seus times e planejando como vão entrar em campo. Promoções, atrações musicais, decoração temática e até novos produtos fazem parte das estratégias que já estão sendo preparadas.
Entre os 81% que serão impactados pela Copa, 22% acreditam que isso é de forma “muito positiva” e 36% afirmam que será “pouco positivo”. Por outro lado, 30% dizem que será de maneira “pouco negativa” e 12% declaram que será de forma “muito negativa”. Gerente regional do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira afirma que todo tipo de negócio pode sim tirar vantagens de um evento como a Copa do Mundo.
“Temos uma visão de que só o varejo pode aproveitar essa oportunidade, mas negócios de serviço, como salão de beleza, lavanderia, barbearia e sorveteria, também podem aproveitar. Todo negócio pode e deve usar o potencial de sensibilização desse evento para aumentar as vendas”, afirma.
Teixeira explica que a decisão de compra do consumidor está diretamente relacionada à emoção, “e a Copa do Mundo, como um evento que sensibiliza as pessoas,principalmente em um país que tem futebol como esporte preferido,tem um potencial muito grande de vendas e conexão com o cliente”.
É justamente na emoção que a Copa causa nos brasileiros que está apostando Blice Figueiredo, proprietária da loja Eternize Presentes (@eternizepresentes). A empreendedora já está escolhendo os produtos que vai encomendar com os fornecedores e organizando o que vai reaproveitar do estoque. O plano é oferecer bandeiras, apitos, adesivos, perucas, cílios postiços e diversos acessórios com o tema Brasil.
“Dessa vez, ficamos um pouco apreensivos de divulgar e até investir, porque muitos clientes já chegam na loja questionando, achando que estamos fazendo campanha política do partido ou de outro. Mas acredito que muita gente, na hora da emoção dos jogos, não vai resistir e vai querer alguma simbologia que homenageie a seleção”, afirma Blice.
Blice já planeja separar uma parte da vitrine e uma área das prateleiras apenas para os produtos da Copa. A compra com fornecedores será feita junto com os produtos para Dia das Crianças e Halloween, o que funcionará como uma forma de atingir o pedido mínimo exigido pelas transportadoras sem precisar comprar acima do que ela planeja. A empreendedora, no entanto, garante que as compras deste ano terão o mesmo volume das copas anteriores.
Produtos sazonais
O gerente do Sebrae chama atenção justamente para o cuidado na hora de comprar produtos sazonais. No caso da Copa, ele lembra que é preciso ainda mais atenção, uma vez que o intervalo para que esses produtos saiam do estoque e voltem às prateleiras é ainda maior, já que o evento só acontece a cada quatro anos. Além disso, Teixeira destaca que a demanda vai depender também do desempenho da seleção. Para evitar ficar com mercadorias encalhadas, a dica do especialista é se planejar e buscar conhecer o cliente.
Na Find (@eusoufind), marca de roupas esportivas especializada em tecido tecnológico, a pré-venda foi a estratégia escolhida justamente para conhecer a demanda que surgirá com a Copa. A loja vai lançar uma camisa especial para o evento, com escudo, cores e elementos estilizados. E se a seleção ganhar o hexa, a Find já avalia até recolher as camisas dos clientes para colocar gratuitamente a sexta estrela.
Renan Oliveira, um dos sócios da marca, conta que, em 5 dias de pré-venda, cerca de 50 camisas já foram compradas. O prazo para recebimento da mercadoria é de 15 dias. A confecção já está a todo vapor para garantir produtos da pré-venda e um estoque para quem deixa para comprar em cima da hora. A expectativa deste ano é aumentar em cerca de 130% as vendas quando comparada à Copa de 2018.
“Na Copa passada só não conseguimos vender mais porque faltou tecido na cor amarela, a demanda por ele era muito alta. Esse ano percebemos que podíamos explorar ainda mais o potencial enorme dessa data se tivéssemos ainda mais planejamento”, conta Oliveira.
Na rede Five Sport Bar (@fivesportbar), o planejamento também já começou. Leopoldo Leão, um dos sócios, conta que as reuniões para falar sobre marketing e funcionamento durante os jogos têm sido semanais. Entre as estratégias para fazer o público ir assistir aos jogos no Five, estão atrações musicais, uma decoração especial com tema Copa retrô e espaços instagramáveis. Além disso, os clientes poderão participar de atividades interativas, como os famosos bolões.
A previsão do sócio é que em outubro as estratégias já comecem a ser ativadas nas oito unidades espalhadas pelo país. De acordo com Leão, durante os jogos do Brasil, o faturamento na casa chega a ser quatro vezes maior do que a média em dias normais. Nos jogos de outras seleções,omovimento também consegue ser maior do que o funcionamento em datas comuns. Para dar conta da demanda, o sócio já planeja aumentar em 50% a equipe e contratar também seguranças.
Nova data
"A Copa sempre foi um momento de muita oportunidade, mas este ano, por conta da data, nossas expectativas são ainda melhores. Até mesmo os horários dos jogos foram satisfatórios para nosso funcionamento. Vai cair próximo do verão e do final de ano, que é um momento que as pessoas estão mais dispostas a sair de casa, consumir e confraternizar”, explica Leão.
O gerente regional do Sebrae também enxerga a nova data com bons olhos. De acordo com ele, quando era realizada em junho, a Copa acabava sendo misturada com o São João e as vendas não necessariamente eram dobradas. “Agora em novembro ela não vai tirar os recursos do Natal, mas, se a seleção ganhar, a tendência é que as pessoas fiquem ainda mais empolgadas”, prevê o especialista.
BOLA NO CAMPO, GOL NO NEGÓCIO
PLANEJAMENTO
A antecipação vai ajudar você conseguir fazer os pedidos a tempo e desenvolver melhor as estratégias
ESTOQUE
Busque estudar seu consumidor para ter noção da demanda e não acabar com muito produto encalhado
MARKETING
Use as redes sociais para conectar seu cliente ao evento e mostrar que seu negócio está fazendo parte dele
CRIATIVIDADE
Procure formas inovadoras de participar da Copa, pode ser com promoções e interações criativas
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes