Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ECONOMIA

Nível das hidrelétricas registra queda e preocupa setor setor elétrico

Dados são de unidades que produzem energia para o chamado Sistema Interligado Nacional (SIN)

Por Da Redação

17/02/2024 - 16:43 h | Atualizada em 17/02/2024 - 16:55
Energia Natural Afluente das hidrelétricas brasileiras estão abaixo das projeções
Energia Natural Afluente das hidrelétricas brasileiras estão abaixo das projeções -

As hidrelétricas brasileiras estão com volume abaixo das médias históricas para o período, que é considerado chuvoso. Os dados são do boletim do Programa Mensal de Operação (PMO), elaborado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que foram levantados entre os dias 17 e 23 de fevereiro, considerando todas as unidades que produzem energia para o chamado Sistema Interligado Nacional (SIN). O Portal A TARDE teve acesso ao relatório de revisão divulgado na última sexta-feira, 16. Ele traz um cenário alarmante em todas as regiões do país.

O documento mostra projeções classificadas como "inferiores" para a Energia Natural Afluente, conhecida também pela sigla ENA, que está relacionada com a quantidade de água recebida por uma usina hidrelétrica que pode ser transformada em energia. A revisão atual traz projeções inferiores para a ENA ao final de fevereiro, em comparação feita com percentuais divulgados anteriormente pelo Operador Nacional.

A redução é verificada em todas as regiões. A maior ENA deve ser registrada no subsistema Norte, com 89% da denominada Média de Longo Termo (MLT), ante 100% da MLT na revisão anterior. A MLT representa a média aritmética das vazões naturais esperadas para as hidrelétricas, durante determinado período e com análise de uma série histórica.

Para as demais regiões, as indicações de ENA em 29 de fevereiro são: Sul, 75% da MLT (82%); Nordeste, 61% da MLT (70%); e Sudeste/Centro-Oeste, com 61% da MLT (64%).

Energia Armazenada

Ainda segundo o boletim, o subsistema Norte tem os percentuais esperados de Energia Armazenada (EAR) mais expressivos ao final de fevereiro: 84,3%. Os demais submercados apresentam as seguintes perspectivas para a EAR: Sudeste/Centro-Oeste, com 65%; o Nordeste, com 63,8%; e o Sul, com 61,1%. O comportamento da EAR segue o padrão observado para a ENA, com a possibilidade de redução em todas as regiões.

A EAR é a energia potencialmente disponível nos reservatórios das hidrelétricas, que considera o volume de água armazenado e a capacidade de geração da usina.

Demanda

O cenário de volume abaixo nas hidrelétricas do país é agravado pela alta no consumo de energia no Brasil. As dados do ONS indicam aceleração na demanda no SIN.

"Os cenários prospectivos para a carga seguem apontando aceleração na demanda tanto no Sistema Interligado Nacional (SIN), como em todos os submercados. Para o SIN, a expectativa é de um avanço de 6,7% (83.555 MWmed). A região que deve registrar maior crescimento é o Norte, com 12% (7.467 MWmed), seguida pelo Sul, com 11,8% (15.906 MWmed). As projeções para o Nordeste e o Sudeste/Centro-Oeste são de 7,2% (13.461 MWmed) e 4,2% (46.721 MWmed), respectivamente. Os números são comparações entre as perspectivas de fevereiro de 2024 e o mesmo período de 2023", destaca o boletim.

O ONS tem recorrido para as térmicas, em especial no período da tarde e início da noite, quando são registrados picos de consumo no país. Outra estratégia é a importação de energia da Argentina e do Uruguai. A exploração das alternativas será ampliada caso o cenário de demanda siga no ritmo atual.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

hidrelétricas Nível Setor Elétrico

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Energia Natural Afluente das hidrelétricas brasileiras estão abaixo das projeções
Play

Saiba detalhes do complexo eólico de R$3 bilhões inaugurado na Bahia

Energia Natural Afluente das hidrelétricas brasileiras estão abaixo das projeções
Play

Chefe Dani Façanha mostra como fazer siri de forma sofisticada

Energia Natural Afluente das hidrelétricas brasileiras estão abaixo das projeções
Play

Shopping abre às 6h e recebe grande movimento em Salvador; veja

Energia Natural Afluente das hidrelétricas brasileiras estão abaixo das projeções
Play

Feira Baiana de Agricultura Familiar terá produtos de diversas regiões

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA