Número de brasileiros com contas atrasadas bate novo recorde

Dados apontam apontam alta de 200 mil pessoas em relação ao mês anterior

Publicado quinta-feira, 04 de agosto de 2022 às 16:21 h | Atualizado em 04/08/2022, 16:21 | Autor: Da Redação
OUVIR
Aumento de inadiplentes é menor que a média registrada em outros meses
Aumento de inadiplentes é menor que a média registrada em outros meses -

O número de pessoas inadiplentes no Brasil chegou a 66,8 milhões, segundo dados de divulgados pelo Serasa Experian nesta quinta-feira, 4.

A maioria das dívidas, 27,8%, são do segmento de bancos e cartões. Em seguida vêm contas básicas como água, luz e gás, com 22,6%, e em terceiro lugar, fica o setor de varejo, com 13,2%. Por fim está o setor de financeiras, com 12,5%.

As informações referem-se ao mês de junho e apontam alta de 200 mil pessoas em relação ao mês anterior. Apesar de expressiva, o aumento de inadiplentes é menor que a média de 400 mil registrada em outros meses.

Segundo o economista do Serasa Experian, Luiz Rabi, o acesso a recursos financeiros podem justificar estes dados.

“A antecipação do 13º salário dos aposentados e os saques especiais do FGTS, por exemplo, possivelmente atenuaram a trajetória de crescimento da inadimplência, pelo menos no mês de junho”, explica.

No ranking de estados, a Bahia ocupa a quarta posição, com  mais de 4 milhões de inadiplentes. No topo da lista está São Paulo, com mais de 15 milhões de pessoas com contas atrasadas.

Durante o mês de agosto acontecerá o Serasa Limpa Nome. Segundo o diretor da ação, Ignacio Dameno, esta será "a maior ação de negociação com parcelamento sem juros já realizada no Brasil".

 
Publicações relacionadas