Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ECONOMIA

PIB do interior paulista já 12% maior que o do Chile

Por Agencia Estado

18/02/2007 - 5:05 h

Com uma força econômica superior à de países como o Chile, o interior paulista tem atraído cada vez mais empresas da capital e de outros Estados que buscam custos menores, espaço para crescer e um sistema logístico que favoreça o escoamento da produção, sem os congestionamentos crônicos da cidade de São Paulo. Fortalecido com essa migração de empresas, o interior viu sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) paulista crescer 3,7 pontos porcentuais no curto período de quatro anos. Hoje, a região já responde por praticamente metade da soma de todas as riquezas produzidas no Estado.

O interior paulista (descontando os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo) é um "país" com um PIB de US$ 135,9 bilhões no ano passado, segundo projeção feita pela consultoria MB Associados. O valor é 12% maior que o PIB chileno, de US$ 121 bilhões em 2006. No território brasileiro, o interior paulista não tem rivais em poder econômico, com exceção da Região Metropolitana de São Paulo. Sua participação no PIB do País é de 15,3%, praticamente metade da contribuição do Estado, de 30,9%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a 2004.

"Se somarmos o PIB das Regiões Norte e Centro-Oeste do País, mesmo assim não dá o do interior de São Paulo", compara Miguel Matteo, chefe do Departamento de Estudos Econômicos da Fundação Sistema de Análises de Dados (Seade), órgão do governo do Estado. "O aumento das exportações do Estado, nos últimos anos, beneficiou essencialmente a região metropolitana e seu entorno, onde se concentram cerca de 90% do valor adicionado pela indústria paulista", observa o economista Sergio Vale, da MB Associados.

Exemplos

A Omamori Indústria de Alimentos, empresa que produz embutidos da marca Ceratti, decidiu deixar a cidade de São Paulo em outubro de 2004. A fábrica da Ceratti ficava dentro da maior ocupação urbana do País, a favela de Heliópolis, na região do Sacomã, em São Paulo. "Há 30 anos não havia nada por ali. Quando vimos, estávamos no meio da favela, sem a menor condição de operação", conta Mario Benedetti, proprietário da indústria. A transferência da fábrica para Vinhedo, município da Região Metropolitana de Campinas, elevou a capacidade de produção para mil toneladas por mês e a unidade ganhou um SIF Exportação - que a habilita a exportar para mercados exigentes.

A 40 quilômetros de Vinhedo, entrando mais para o interior, a panificadora industrial Wickbold se apressa para terminar a montagem da nova fábrica, em Hortolândia, cidade também da Região Metropolitana de Campinas. Até abril, duas novas linhas de produção de pães começarão a funcionar. O plano, até 2010, é alcançar até seis linhas de produção de pães. O interior paulista foi a alternativa da Wickbold para a falta de capacidade das duas fábricas na região metropolitana de São Paulo, uma em Diadema e outra na Vila Santa Catarina. A empresa tem uma terceira unidade em Jacarepaguá, no Rio. Em nenhuma destas havia espaço para crescimento.

Ao lado da Wickbold, a Dell Computer, líder do mercado de servidores no Brasil, com 44,4%, escolheu o mesmo distrito industrial de Hortolândia para pôr em marcha um plano de expansão da produção de computadores no País. O interior de São Paulo vai dar à empresa duas condições para reforçar a capacidade de disputar uma fatia do mercado nacional: ficará mais perto dos principais fornecedores de partes e peças e estará ao lado do maior mercado de computadores, o Sudeste do País.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Cuidado com o leão! Saiba como o animal se tornou símbolo do IR

Play

Amazon lança relatório e fala dos mais de 100 mil parceiros no Brasil

Play

Banco digital anuncia maior rendimento e revela Anitta como embaixadora

Play

Reinventar negócios: histórias de pessoas que ‘se viraram’ na pandemia

x