PretaLab lança edição presencial gratuita de formação em tecnologia | A TARDE
Atarde > Economia

PretaLab lança edição presencial gratuita de formação em tecnologia

Com apoio da Disney, iniciativa é voltada para jovens negras e indígenas

Publicado quinta-feira, 13 de julho de 2023 às 12:44 h | Autor: Da Redação
Imagem ilustrativa da imagem PretaLab lança edição presencial gratuita de formação em tecnologia
-

A PretaLab, plataforma que conecta mulheres negras interessadas no mercado de tecnologia, anuncia as inscrições para o ciclo de formação “O Poder do Futuro”, com o apoio da The Walt Disney Company Brasil. O programa é voltado para jovens negras e indígenas com interesse nas áreas de tecnologia e inovação, dando a oportunidade das participantes terem o seu primeiro contato com conceitos, linguagens e ferramentas na área de programação em um espaço seguro, acolhedor e ministrado por tecnologistas negras atuantes na área.

  “Quando a gente escolhe Salvador para a primeira edição presencial do Ciclo Formativo, transcende o fato da capital baiana ser a cidade com maior população negra brasileira, mas também por ser a cidade que mais tem mulheres da nossa rede fora do eixo Rio-São Paulo. Existe um interesse nosso em dialogar, fomentar ações da Pretalab e estar presente em outras regiões do país, incentivando a aproximação das mulheres negras com a tecnologia. Além disso, a Bahia se destaca há algum tempo como um pólo de inovação tecnológico no país, sendo – segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) – o primeiro estado nordestino no ranking que reúne maior volume de investimentos no setor, com US$ 11,7 milhões”, pontuou Silvana Bahia - codiretora executiva do Olabi, organização social criadora da PretaLab.

 A formação dá continuidade à parceria Pretalab e Disney fortalecendo o objetivo de promover a educação e a igualdade de oportunidades em tecnologia para mulheres. O ciclo formativo ocorrerá entre os dias 22 de julho e 12 de agosto de 2023, no bairro Barris, região central da capital baiana. As participantes aprenderão conteúdos introdutórios à área de TI, serão estimuladas no desenvolvimento de soft skills e carreira, com aulas ministradas por profissionais reconhecidas no mercado. 

O “Poder do Futuro” é um programa gratuito, com vagas limitadas. Podem se inscrever pessoas que se identificarem como mulheres negras e indígenas, com mais de 16 anos, ensino médio completo ou em curso e interesse por tecnologia. Cinquenta participantes serão selecionadas. Elas ainda vão receber vale transporte para deslocamento durante a formação. 

“Um dos diferenciais da Pretalab é proporcionar às mulheres que passam por nossas formações um espaço de aprendizado seguro, representativo e com conhecimento qualificado. A nossa expectativa é trazer a experiência de êxito que temos na versão online para o presencial, despertando e nutrindo o interesse profissional dessas mulheres no mercado de tecnologia”, acrescentou a codiretora.

  As inscrições para a turma presencial podem ser feitas até o 16 de julho de 2023 através do site opoderdofuturo.pretalab.com. A divulgação das selecionadas acontecerá nas redes sociais da PretaLab, no dia 19 de julho. Para mais informações acesse o site ou encaminhe um e-mail para [email protected]

Sobre a PretaLab

 A Pretalab é um projeto social criado pela Olabi, organização sem fins lucrativos dedicada a diversificar a cena de inovação e tecnologia. Em cinco anos de atuação, já potencializou mais de 3000 mulheres em oficinas, cursos, ciclos formativos e eventos gratuitos. Em sua plataforma (pretalab.com/perfis), mantém uma rede com mais de 1000 mulheres negras tecnologistas e desenvolve ações para diversificar e estimular o protagonismo de mulheres negras no campo da inovação e tecnologia. 

Sobre a The Walt Disney Company (Brasil) 

Parte da The Walt Disney Company Latin American, o escritório no Brasil é responsável pela marca Disney e seus negócios por todo o país, garantindo aos brasileiros a possibilidade de receber Disney em seus lares, através da TV e entretenimento online, videogames e produtos de consumo, além da oportunidade de desfrutar os shows e filmes nos cinemas. 

Publicações relacionadas