Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
09/04/2024 às 17:37 - há XX semanas | Autor: Da Redação

ECONOMIA

Produção da indústria baiana tem o melhor fevereiro em quatro anos

Setor registrou um crescimento de 6,1% na comparação com fevereiro de 2023, segundo IBGE

Imagem ilustrativa da imagem Produção da indústria baiana tem o melhor fevereiro em quatro anos
-

A produção industrial da Bahia manteve-se, em fevereiro, em alta frente ao mês anterior, no caso, janeiro (1,8%), mostrando um segundo desempenho positivo consecutivo nessa comparação com ajuste sazonal (havia crescido 1,9% na passagem de dezembro/23 para janeiro). Na comparação com fevereiro de 2023, a produção também cresceu (6,1%), apresentando o quinto resultado positivo consecutivo frente ao mesmo mês do ano anterior e o maior crescimento para um fevereiro desde 2020, quando a alta havia sido de 6,7%. Os resultados são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) Regional, do IBGE.

Na comparação com fevereiro de 2023, o resultado da Bahia melhor do que o do país como um todo (onde a indústria cresceu 5%), mas apenas o 11 º maior aumento entre os 18 locais que têm resultados nessa comparação, 16 dos quais registraram altas de produção, liderados por Rio Grande do Norte (67,3%), Rio Grande do Sul (18,3%) e Amazonas (17,2%).

Com esse segundo avanço, a indústria da Bahia acumula alta de 7,1% na produção, no primeiro bimestre de 2024, frente ao mesmo período do ano anterior. Também fica acima do país como um todo (4,3%) e é o sétimo crescimento entre os 18 locais, todos eles mostrando altas nesse acumulado.

Já nos 12 meses encerrados em fevereiro, a produção industrial baiana voltou a subir (0,6%), após dez recuos seguidos. O índice continua, porém, abaixo do nacional (1%) e é o 2º menor entre os 18 locais pesquisados, 11 dos quais avançam.

Indústria extrativa

O crescimento na produção industrial da Bahia frente a fevereiro/23 (6,1%) foi consequência de altas tanto na indústria extrativa (54,6%), que mostrou um segundo resultado positivo consecutivo, quanto na indústria de transformação (4%), que cresceu pelo quinto mês seguido, com resultados positivos em 8 das 10 atividades investigadas separadamente no estado.

A fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (7,9%) se manteve como o segmento que mais contribuiu para o resultado positivo da indústria baiana em geral.

Embora tenha tido apenas o quarto maior crescimento, a atividade tem o maior peso na estrutura do setor no estado, respondendo por quase 1/3 do valor industrial gerado da Bahia, e cresce há cinco meses seguidos.

A segunda principal colaboração positiva para a alta da indústria baiana em fevereiro veio da fabricação de produtos alimentícios (8,2%), que voltou a avançar após ter recuado em janeiro (-2,9%), retomando uma sequência de resultados positivos que se estendeu de dezembro de 2022 a dezembro de 2023.

A fabricação de produtos de borracha e de material plástico teve a maior taxa de crescimento (14%), seguida de perto pela preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (13,7%).

Metalurgia

As duas únicas atividades da indústria de transformação que registraram quedas em fevereiro, na Bahia, foram a metalurgia (-25,8%), que teve novamente a maior retração e foi a que mais segurou o crescimento industrial, em geral, no estado; e a fabricação de produtos minerais não metálicos (-10,5%), que recua seguidamente há 14 meses, desde janeiro de 2023.

Assuntos relacionados

Bahia crescimento econômico dados oficiais ibge indústria produção industrial

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia crescimento econômico dados oficiais ibge indústria produção industrial

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

Bahia crescimento econômico dados oficiais ibge indústria produção industrial

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Saiba detalhes do complexo eólico de R$3 bilhões inaugurado na Bahia

Play

Chefe Dani Façanha mostra como fazer siri de forma sofisticada

Play

Shopping abre às 6h e recebe grande movimento em Salvador; veja

Play

Feira Baiana de Agricultura Familiar terá produtos de diversas regiões

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA