Rui Costa assina protocolo com empresa para implantação de fábrica de amônia verde | A TARDE
Atarde > Economia

Rui Costa assina protocolo com empresa para implantação de fábrica de amônia verde

Publicado quarta-feira, 01 de dezembro de 2021 às 20:25 h | Atualizado em 01/12/2021, 20:34 | Autor: Da Redação
Governador e representantes da Proquigel Química assinaram protocolo | Foto: Camila Souza | GOV BA
Governador e representantes da Proquigel Química assinaram protocolo | Foto: Camila Souza | GOV BA -

O governador Rui Costa e representantes da empresa Proquigel Química assinaram nesta quarta-feira, 1º, um protocolo de intenções para implantação de uma fábrica de amônia verde em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O início da operação da unidade está previsto até o final do próximo ano.

O Grupo Unigel, do qual a Proquigel é subsidiária, já opera a antiga Fábrica de Fertilizantes do Nordeste (Fafen), arrendada da Petrobras, também em Camaçari.

Para a implantação da fábrica de amônia verde, a estimativa é de um investimento de R$ 1,4 bilhão, com geração de aproximadamente mil empregos diretos e indiretos. No processo, a Proquigel converterá uma antiga unidade, atualmente fechada.

Quando instalada, a nova fábrica terá capacidade de produção de 150 mil toneladas de amônia verde por ano, sendo a maior do tipo em todo o mundo e a primeira do Brasil.

“É um projeto que coloca a Bahia à frente, porque esta tecnologia está sendo procurada por todos os países do mundo. Além dessa planta, o Grupo Unigel está fazendo outra para a produção de ácido sulfúrico. Somados, esses dois investimentos representam quase R$ 2 bilhões aplicados em nosso estado”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Nelson Leal, presente na reunião.

“É uma parceria fundamental porque dá todas as condições econômicas necessárias pra tocar adiante com um projeto desses. A Bahia é o nosso grande centro industrial, é o grosso do investimento da Unigel. É uma parceria de longa data e queremos que ela perdure por muito mais”, declarou o presidente da empresa, Roberto Noronha.

Também participaram da reunião os secretários Marcus Cavalcanti (Infraestrutura), Manoel Vitório (Fazenda) e Carlos Mello (Casa Civil), além de Paulo Guimarães, superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico da SDE.

Publicações relacionadas