ECONOMIA
Saiba como voo entre Salvador e Paris vai impactar turismo baiano
Coordenador da Fecomércio-BA detalha cenário para o setor no estado
Por Carla Melo
Anunciado no dia 28 de maio, os novos voos de Salvador para Paris, na França, prometem transformar o turismo na capital baiana. A expectativa é da Fecomércio-BA, que realizou nesta quarta-feira, 1°, a posse do novo coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Federação na Bahia, Julio Ribas.
"Uma vez que você já tem os voos há resultados na promoção. A dificuldades está em fazer promoção sem ter voos. Estou esperançoso de que agora todos verão os benefícios de viajar com a Air France. A França tem uma conectividade muito enorme no mundo, desde a China até a Europa, principalmente para trazer mais pessoas para cá. Acho que a gente vai trazer a Bahia novamente no foco, como é merecido", disse Julio Ribas, CEO da VINCI Airopoirt.
Segundo o coordenador, as viagens já estão sendo um "sucesso", principalmente porque muitos brasileiros usarão a linha para fazer conexão na Bahia.
"O percentural maior são de brasileiros indo, e não só brasileiros da Bahia. Cerca de 20% dos passageiros, com viagens já vendidas, são de conexão. Então estão usando a Bahia para ir a França. Vamos equilibrar esse número para trazer mais estrangeiros", continuou Ribas.
Os novos voos de Salvador a Paris começam a operar no dia 28 de outubro. As rotas acontecerão três vezes por semana, e levarão os passageiros não só à capital francesa, mas a outras cidades na Europa, Ásia e África por meio de conexões.
Para o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, agora é o momento para que o Brasil, principalmente a Bahia, tome as rédeas do setor.
"Nos próximos dias, deve ser anunciado um corte dos orçamentos da União. E nós temos quase certeza que o corte maior será no Ministério do Turismo. A discussão que devemos fazer é: como podemos agir também por conta própria? Juntar as casas legislativas para poder potencializar emendas a partir da sensibilização dos nossos políticos, sejam eles estaduais ou federais, para que nós mesmos possamos correr atrás daquilo que a gente entende como indutor de desenvolvimento", complementa Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.
O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar também ressaltou a importancia de unir as três instâncias políticas para fomentar o setor de turismo no estado.
"É por conta dessa unidade que a Bahia vive esse momento virtuoso na atividade turística. Nós temos, graças aos esforços de nós todos, números nunca antes alcançados na atividade turística baiana. Nós podemos aqui afirmar, por conta de números publicados pelo IBGE, por números publicados pelas atividades afins do turismo, que a Bahia hoje lidera o turismo nacional. E nós, baianos, não podemos nos conformar, não podemos aceitar outra posição que não seja essa", disse ele
Estiveram presentes na reunião também o presidente do Sistema Fecomércio (BA), o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar e Márcio Franco, diretor de Turismo de Salvador.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes