Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

GOVERNO DA BAHIA

Servidores baianos discutem regulamentação da Reforma Tributária

Os representantes têm atuado nos fóruns deliberativos com discussões técnicas sobre a proposta

Da Redação

Por Da Redação

23/02/2024 - 19:50 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Ao todo, 22 subgrupos temáticos foram estabelecidos pela Cotepe para discussões focadas no IBS
Ao todo, 22 subgrupos temáticos foram estabelecidos pela Cotepe para discussões focadas no IBS -

Representantes da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) participam das discussões para regulamentar a Reforma Tributária nos estados, que tem objetivo de simplificar o sistema tributário, através da substituição de cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e foi aprovada em 2023.

Os servidores baianos participam dos fóruns deliberativos juntos às secretarias estaduais de fazenda e grupos de trabalho instituídos pela Secretaria Especial da Reforma Tributária (Sert), órgão ligado ao Ministério da Fazenda, e pelo Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Consefaz ).

Tudo sobre Economia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Para ampliar a participação e contribuição sobre a temática, o governo federal abriu canais para técnicos do setor público e a sociedade civil, por meio do Programa de Assessoramento Técnico à Implementação da Reforma da Tributação sobre o Consumo (PAT-RTC). Os anteprojetos resultantes deste processo serão considerados como subsídios, a título de contribuição, para fins da elaboração, pelo governo federal, dos projetos de lei a serem enviados ao Congresso Nacional, no final de março.

“A Reforma Tributária traz mudanças significativas, e, para dar conta da complexidade destas transformações, é crucial a nossa participação nesta etapa de elaboração dos projetos de leis complementares, de forma que de um lado haja efetividade na aplicação das diretrizes de simplificação, modernização e maior progressividade na cobrança de impostos, conforme estabelecido pela Emenda Constitucional, e do outro haja garantias de que as administrações estaduais, como a da Bahia, não tenham perdas de arrecadação”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, que atua nas discussões realizadas nos fóruns de lideranças do Comsefaz.

O subsecretário da Fazenda do Estado, João Aslan, ressalta a importância da busca de consensos em torno da elaboração dos projetos de lei complementar, que ajudarão a assegurar a Reforma. Ele observa também que após a fase de regulamentação as administrações tributárias de todas as esferas de governo ainda terão um longo caminho a percorrer para adaptarem suas estruturas e procedimentos aos novos tributos: de acordo com as regras da transição da Reforma, em 2026 já começa a cobrança das alíquotas-teste, de 0,9% para a CBS e de 0,1% para o IBS.

Os membros da equipe da Sefaz-Ba atuam em grupos de trabalho instituídos tanto pela Sert quanto pela Comissão Técnica Permanente do ICMS (Cotepe), vinculada ao Comsefaz. Nos grupos estabelecidos em portaria da Sert/Ministério da Fazenda como parte do PAT-RTC, as discussões envolvem uma série de aspectos relacionados à transição para a implementação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que irá substituir os impostos federais PIS, Cofins e IPI, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), destinado a reunir as bases de arrecadação do estadual ICMS e do municipal ISS.

Ao todo, 22 subgrupos temáticos foram estabelecidos pela Cotepe, no âmbito do Comsefaz, para discussões focadas no IBS. Nesta esfera, além de Sandra Urânia, Álvaro Bahia e Ely Dantas, atuam mais 26 técnicos da Sefaz-Ba. Estes subgrupos envolvem uma grande variedade de temas.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

economia impostos reforma tributária Sefaz ba servidores

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ao todo, 22 subgrupos temáticos foram estabelecidos pela Cotepe para discussões focadas no IBS
Play

Da fazenda à xícara, Igaraçu revela segredo por trás dos cafés especiais

Ao todo, 22 subgrupos temáticos foram estabelecidos pela Cotepe para discussões focadas no IBS
Play

SuperBahia tem expectativa de movimentar R$ 650 milhões

Ao todo, 22 subgrupos temáticos foram estabelecidos pela Cotepe para discussões focadas no IBS
Play

Mineração: Bahia sediará evento histórico que contará com pregão da Bolsa de Toronto

Ao todo, 22 subgrupos temáticos foram estabelecidos pela Cotepe para discussões focadas no IBS
Play

Megan, a "filha digital" da Bahia que revoluciona a segurança com IA

x