QUEDA
Taxa de desemprego cai para 9,8% no trimestre encerrado em maio
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE; mercado tinha expectativa de que taxa fosse de 10,24%
A taxa de desemprego no Brasil ficou em 9,8% no trimestre encerrado em maio. Essa é a menor taxa para o período desde 2015, quando foi de 8,3%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 30, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).
Em comparação com o trimestre anterior, dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, a taxa caiu 1,4 ponto percentual. Quando comparada com o mesmo trimestre do ano passado, a queda foi de 4,9 p.p. A expectativa do mercado era de que a taxa ficasse em 10,24%.
Por sua vez, o número de pessoas ocupadas atingiu 97,5 milhões. Esse é o maior da série histórica iniciada em 2012, e teve uma alta de 2,4% na comparação com o trimestre anterior, equivalendo a 2,3 milhão de pessoas a mais. Na comparação anual, a alta é de 10,6%, 9,4 milhões de ocupados a mais no ano.
Ainda no trimestre, o número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado cresceu 2,8% em relação ao período imediatamente anterior, representando 981 mil pessoas a mais nesse contingente, que passa a reunir 35,6 milhões de pessoas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes