ECONOMIA
Tesouro aposta em déficit zero em 2024 e rombos em 2025 e 2026
Governo vai precisar de medidas adicionais para alcançar superávit nos próximos dois anos
Por Da Redação
Segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 15, o Tesouro Nacional projeta que a União vai conseguir cumprir a meta de déficit zero, em 2024. Contudo, para isso vai ter que aprovar as medidas já propostas pela área econômica para elevar a arrecadação.
De acordo com o Tesouro, a projeção do déficit é de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) já em 2025 e de 0,4% do PIB em 2026. Ou seja, há uma expectativa de que as despesas superem as receitas.
O cenário projetado pelo Tesouro mostra que, apesar de o governo ter como meta o aumento das receitas em relação às despesas, o cenário indica que acontecerá o contrário: mais gastos que arrecadação.
Segundo o Tesouro, esse cenário já considera o bloqueio de gastos nos próximos anos. E deixa claro que a área econômica terá de apresentar medidas adicionais, caso queira cumprir as metas que já foram anunciadas.
"Mesmo com a adoção de contingenciamento em 2025 e 2026 (que implica despesa inferior ao limite em 0,3% do PIB nestes anos), na ausência de novas medidas, a receita líquida se encontra abaixo das despesas neste período", diz o relatório.
Para o Tesouro, "fica evidente" que as medidas implementadas para elevar a arrecadação em 2024 não vão surtir o mesmo efeito nos dois anos seguintes.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes