MODA CIRCULAR
Varejista mira reduzir 70% das emissões de carbono em suas peças até 2030
Além de gerar carbono neutro através de suas peças, Renner também fez uma transição para uso de energia renovável
Por Felipe Sena*
A emissão de carbono faz parte de diversas ações humanas, que são quase inevitáveis para alguns, como por exemplo, o consumo de laticínios. O Brasil chegou a bater recorde de emissões de carbono, neste ano de 2024, de acordo com o Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus (Cams), da União Europeia.
Na moda, a emissão de carbono também segue alta, sobretudo, pelo volume de resíduos têxteis na indústria. A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que o número de vezes que uma roupa é usada antes de ser descartada diminuiu 36%, sendo que a produção de roupas gera entre 2% e 8% das emissões globais de carbono.
É um desafio praticamente impossível extinguir 100% o carbono do planeta, no entanto, algumas instituições, como a Lojas Renner S.A, têm se empenhado em pelo menos neutralizar os impactos do carbono ao meio ambiente, através da geração de carbono neutro, a partir da produção de suas peças.
O projeto para diminuir os impactos do carbono, por meio da promoção da economia circular voltada para a moda sustentável, foi feito em dois ciclos. Hoje, a varejista está no segundo.
“No primeiro, reduzimos as emissões de carbono, agora, no novo ciclo, estamos fazendo a transição do que é matéria-prima e do que é energia que o fornecedor usa, assim a régua sobe, mas vamos estar trabalhando para a redução de carbono, quando usamos matérias primas alternativas, como o fio reciclado, o algodão certificado, como a viscose”, disse o gerente geral de sustentabilidade, Eduardo Ferlauto, sobre um projeto que mira a redução de carbono em até 70% até 2030.
“Essa redução está muito ligada ao que chamamos de transição para uma economia de baixo carbono. O que a Renner precisa fazer para que a temperatura do globo não chegue a 1,5° C graus? Nosso papel é fazer a transição. Hoje, com a cadeia de fornecimento, mexendo em matéria-prima e processo”, explicou Ferlauto em entrevista ao Portal A TARDE.
A Renner atua com base nos pilares dos três R: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. E isso é levado em conta na hora de escolher os fornecedores, promovendo uma transição na cadeia produtiva.
De acordo com Ferlauto, “no primeiro [ciclo], atingimos os quatro compromissos: o principal voltado a produtos, depois trabalhamos com a transição energética, voltando 100% da nossa operação, usando energia renovável de baixa emissão”. Agora, no segundo ciclo, a varejista continua com o propósito de emissão de menos carbono.
*Viajou para São Paulo à convite da Renner S.A
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