ECONOMIA
Vendas de pratos da ceia natalina chegam a triplicar este ano
Após 3 anos de pandemia, empreendedores apostam no aumento das confraternizações de Natal
Por Júlia Isabela*
As festividades natalinas são sempre marcadas por confraternizações familiares e, nesses momentos, uma coisa não pode faltar: comida boa. As famosas ceias, com fartos e variados pratos, costumam acontecer na véspera do Natal, quando as famílias se reúnem para degustar os sabores gastronômicos e aproveitar as companhias.
Com a grande valorização adquirida pela culinária nessa época de fim de ano, empreendedores que vendem pratos típicos do Natal estão animados e esperam até triplicar o número de suas vendas ao passo que a data se aproxima.
Um dos fatores que justifica o otimismo dos comerciantes é a volta das grandes confraternizações, após os últimos três anos terem sido prejudicados pela pandemia da Covid-19. Para alcançar as próprias metas e também atender às expectativas dos clientes é preciso caprichar na preparação e no zelo com os produtos.
“É necessário definir estratégias para trabalhar a marca e o produto, que precisa agregar, além do sabor, a questão da apresentação da embalagem e da proposta de valor. Então se você vai vender um panetone, tem que destacar se ele tem um gosto marcante, se ele é feito com ingredientes de boa qualidade. Se eu vendo um panetone de chocolate, e chamo atenção para essa característica, assim eu agrego valor ao produto”, orienta Fabrício Barreto, analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Barreto também destaca que em um cenário de alimentos com preços elevados nos supermercados, ter um planejamento financeiro e fazer uma vasta pesquisa de valores antes de comprar insumos são coisas imprescindíveis para o negócio prosperar.
“Eu sempre vou precisar de um capital para investir. Por exemplo, se minha meta for vender 200 panetones e o custo de cada um deles é de R$ 10, eu vou precisar reservar, só para insumos, R$ 1 mil. Outros custos como marketing também exigem investimento, então quando eu começar a abrir esse planejamento e agregar os outros valores necessários, esses 200 panetones podem não ser suficientes para lucrar, por isso que o planejamento é importante”, pontua o analista do Sebrae.
Inara Caroline, que vende doces gourmet sob encomenda, conta que a preparação dela para o Natal começou em setembro, com a escolha dos produtos que entrariam no catálogo deste ano e das embalagens, além da criação do layout para a campanha e o contato com novos fornecedores.
“Para driblar os preços altos dos insumos, um planejamento com antecedência faz toda diferença. Tenho tempo de garimpar promoções e também de comprar no atacado, o que me garante um valor diferenciado junto aos fornecedores. Toda matéria-prima que uso é de primeira linha e reduzir a qualidade não é uma opção para mim, então tenho que buscar essas estratégias para conseguir os melhores preços sem impactar tanto para o cliente”, diz Inara.
Inovação é diferencial
O carro chefe da marca Inara Caroline Doces Gourmet é o pão de mel, mas nessa época ele cede espaço ao Panetone Trufado de Pão de Mel. Inara estima um aumento em torno de 170% no faturamento das vendas do Natal de 2022 em relação a 2021, por conta da volta mais forte do convívio social e das confraternizações de fim de ano. Além disso, na visão dela, muitas pessoas estão dando preferência a produtos artesanais.
Fabrício Barreto diz que a inovação é essencial para conquistar a clientela. “O consumidor está carente de humanização. Então inovar, prestando atenção no cliente, é a saída que vai gerar sucesso, seja trazendo algo novo na embalagem, ou na forma de apresentar a composição da receita do produto”, observa.
O Porção Mágica Restaurante e Salgadaria, localizado no Jardim Nova Esperança, se destaca por ter um cardápio recheado de itens típicos das ceias natalinas, tais como os assados: peru, chester, tender, pernil, o frango tradicional, e pratos com camarão e bacalhau. Entre os acompanhamentos oferecidos estão os tradicionais, arroz, farofa e salada (inclusive o salpicão).
"Sempre começamos o planejamento em outubro. Conversamos com os fornecedores, sobre os produtos e os preços. Além disso, somos tradicionalistas e acreditamos que muitas famílias gostam mais do Natal tradicional, então apostamos sempre na mesma linha de pratos. Deixamos os requintes para os buffets mais badalados”, relata a dona da marca, Cristiane Damasceno.
"Estes três últimos anos foram muito difíceis, mas estamos confiantes para este Natal. Esperamos ter um aumento de 20% nos pedidos e queremos vender entre 150 e 200 encomendas de todos os tamanhos. Estamos contando com um lucro final de 20%”, completa sobre a expectativa de vendas durante o período.
Já Millena Santiago, dona do “Millena Santiago Cozinha Artesanal”, empreendimento focado na produção e entrega de marmitas, conta que quase não preparou cardápio para o Natal deste ano e a decisão de fazer foi de última hora. Dois dos destaques da ceia oferecida pela marca são lombo suíno ao molho de abacaxi e salpicão de frango.
“Um dos motivos pelos quais, inicialmente, resolvemos não vender ceia natalina esse ano foi a alta dos preços e a incerteza de alguns insumos no mercado, como foi o caso do peru de Natal em 2021. Com o aquecimento do comércio nesses últimos meses resolvemos arriscar e vender os produtos, mesmo que em cima da hora e sem um planejamento a médio e longo prazo. Se dobrarmos a meta do ano passado, cumpriremos o nosso objetivo”.
Millena destaca que a cozinha é totalmente artesanal e que cada prato e cada pedido é entregue de uma maneira especial. “Nosso intuito é entregar uma comida com sabor caseiro, sem muitos requintes e que resgate as lembranças boas das reuniões entre amigos e familiares que hoje em dia se perderam em meio à correria da vida”.
A marca Sabor Caseiro da Chica, que possui mais de 16 anos de mercado, este ano mudou de espaço físico visando triplicar as vendas natalinas em comparação a 2021.
“Sempre que termina o ano, já começamos a nos preparar para o ano seguinte. Investimos em novos equipamentos e na capacitação da equipe e iniciamos as vendas 1º de novembro, com combos promocionais da Black Friday. Vamos finalizar a janela de pedidos 20 de dezembro”, explica Danilo Oliveira, que toca o negócio em parceria com a mãe, Francisca Oliveira.
Danilo conta que alguns dos pratos campeões de vendas são o Pão metro de Peito de Peru, a Vinagrete de Lombinho Canadense e o Salpicão de Frango Defumado. “Preparamos um cardápio variado que oferece tudo o que alguém precisa para um bom evento, da entrada ao prato principal, ou da forma que preferir. Os preços e variedade visam atender a todos os gostos e clientes”.
* Sob a supervisão da editora Cassandra Barteló
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