PREMIAÇÃO
14 anos sem estudar, mãe de 5 filhos conquista 1º lugar no CCJJ
Tailane, que revelou ter 14 anos sem estudar, contou que já tinha se emocionado com a indicação para a final

Por Jair Mendonça Jr

Entre os 12 finalistas de diferentes regiões da Bahia, do Concurso Cultural Jovem Jornalista (CCJJ) 2025, a estudante Tailane Sâmara Souza dos Santos Silva, da escola municipal Professor Dásio José de Souza, em Candeias, conquistou o primeiro lugar na categoria 'Crônica'.
A sétima edição do evento, promovido pelo Programa A TARDE Educação, tem o objetivo de estimular a leitura crítica, a formação cidadã e a consciência ambiental entre os jovens baianos, preparando novos talentos para um futuro mais criativo e sustentável.
Tailane, que revelou ter 14 anos sem estudar, contou que já tinha se emocionado com a indicação para a final. Ao receber o prêmio, ela agradeceu à família, à professora orientadora Nerivalda e a toda a comunidade escolar: “É momento tão importante e meu coração está muito feliz e agradecido”, disse.
A jovem explicou que o desafio de elaborar a crônica começou com a necessidade de pesquisar para saber como é e como se faz uma crônica. Para isso, segundo ela, leu várias crônicas, construiu uma base de conhecimento e, mesmo com dificuldades, não desistiu.
Mãe de cinco filhos, Tailane vê a própria trajetória como exemplo: “Eles (os filhos) estão vendo a mãe, depois da fase adulta, voltando a estudar e agora tá sendo premiada. Eu acho que eles estão orgulhosos”, pontuou ela que completou dizendo que incentiva os filhos a continuarem estudando e a perseguirem seus sonhos.
A banca avaliadora, composta por profissionais renomados da comunicação, destacou a originalidade e a empatia da crônica, que traz a mensagem ambiental de forma lúdica e impactante.
O concurso conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, da prefeitura de Salvador, da Codeba, da CBPM, do Detran‑BA, da Embasa e de patrocinadores como Petrobras, Associação Bahiana de Imprensa, Acelen, SESI, CNI, Neoenergia Coelba, Unipar, Bahiagás, Bracell e Braskem.
Com a sétima edição, o CCJJ reafirma seu compromisso de estimular a leitura crítica, a formação cidadã e a consciência ambiental entre os jovens baianos, preparando novos talentos para um futuro mais criativo e sustentável.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



