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12/06/2024 às 21:14 - há XX semanas | Autor: Da Redação

EDUCAÇÃO

Cachoeira lança programas voltados aos direitos à alfabetização

Iniciativas focam na garantia do aprendizado dos estudantes

Evento realizado pela Prefeitura de Cachoeira, através da Secretaria de Educação
Evento realizado pela Prefeitura de Cachoeira, através da Secretaria de Educação -

O Programa Nacional de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) e o Programa de Educação Integral na Rede de Ensino foram lançados nesta quinta-feira, 6, em Cachoeira, no Recôncavo da Bahia. O evento realizado pela prefeitura municipal, através da Secretaria de Educação, aconteceu no Cine Theatro Cachoeira.

A prefeita da cidade, Eliana Gonzaga (PT), ressaltou a importância da iniciativa federal de focar na garantia do aprendizado, ampliando os recursos para garantir que estudantes saiam do ensino fundamental de fato alfabetizados e preparados para um futuro educacional promissor.

“Mais de 5 mil municípios aderiram ao projeto, assumindo o compromisso de conquistar avanços significativos nos resultados da educação, com mais de 7 mil articuladores em todo país e Cachoeira é um desses municípios, aderindo ao programa de educação integral”, disse.

O secretário de Educação de Cachoeira, Roberto Franco, abordou os importantes avanços da educação do município e as perspectivas de melhoras contínuas, com o desafio de implementar a princípio, a educação integral nas escolas do município.

“Serão beneficiadas as Escola Quilombola Pedro Paulo Rangel na Opalma, a Escola de Inclusão Social da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e as escolas Regulares Paroquial, Aurelino Mario e Maria Raimunda, onde as aulas em tempo integral devem iniciar já no mês de julho”, afirmou.

De acordo com a coordenadora pedagógica de Educação Infantil de Cachoeira, Alzileide Freitas, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada busca meios e técnicas de como alfabetizar, além das melhores alternativas para educar, com eixos de avaliações, capacitando profissionais da educação para que estejam adaptados a técnicas e tecnologias inclusivas.

A educadora e neuropediatra Maria das Graças Passos, explicou sobre a importância de ter uma educação compreensiva de forma que aprender possa ser prazeroso para os estudantes, tornando a caminhada de construção do saber, com atenção as emoções e particularidades de cada estudante.

“O corpo precisa estar bem para o cognitivo funcionar e quando o estudante não está bem, ele não vai conseguir aprender corretamente, sendo necessário a compreensão de que a escola precisa se adaptar ao universo de cada um. A família e o educador precisam estar unidos com o mesmo propósito do desenvolvimento infantil”, frisou.

A coordenadora Mariana Ramos relatou a experiência da Escola Antônio Trajano, de Conceição da Feira, que já trabalha com a educação de tempo integral. “A gestão municipal tem se empenhado a trazer para o município, todo material necessário para garantir um aprendizado de qualidade é um desafio e muitas mudanças precisaram ser feitas para se adaptar às necessidades do ensino integral”, concluiu.

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