EDUCAÇÃO
Cadernos de Apoio à Aprendizagem auxiliam professores e estudantes na implementação do continuum curricular
Por Claudia Lessa

Elaborados por professores da rede estadual de ensino durante o período de suspensão das aulas, por conta da pandemia do Coronavírus, os Cadernos de Apoio à Aprendizagem têm funcionado como um material pedagógico estratégico para a realização das atividades escolares, buscando conciliar os tempos e espaços. A cada unidade letiva, os cadernos dão continuidade às sequências didáticas sugeridas pela SEC, apresentando novos objetos de diferentes áreas do conhecimento: Humanas, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Ensino Religioso. Até o momento, foram disponibilizados mais de 250 cadernos, que podem ser consultados no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).
Os Cadernos de Apoio à Aprendizagem foram planejados e produzidos a partir de nove etapas, com uma sequência de atividades baseada nas competências e habilidades dos estudantes. A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, ressalta que o material didático sugerido faz parte de uma série de recursos educacionais elaborados pela SEC e têm como objetivo atender a estudantes nos diversos perfis de acessibilidade tecnológica, incluindo os que não possuem acesso à internet, ao longo das aulas remotas do ano letivo continuum 2020/2021.
Ainda segundo a superintendente, os Cadernos de Apoio à Aprendizagem “são um dos recursos pedagógicos mais importantes que a Bahia já produziu, porque auxiliam professores e estudantes na organização curricular, propondo sequências didáticas alinhadas aos novos currículos”. Outro aspecto importante, destaca, se refere ao fato de que os objetos de conhecimento são apresentados por meio de Trilhas de Aprendizagem, visando a valorização da interação professor-aluno e da autonomia estudantil. “São produções de autoria dos professores da própria rede estadual e, portanto, tem a dupla característica de dialogar com um educador ‘de carne e osso’ e trazer o olhar e a vivência deles para esse material de apoio”.
Mesmo que de forma orgânica, explica Manuelita, os professores vão se apropriando dos conceitos, das possibilidades e dos limites trazidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB). No contexto do continuum curricular e do ensino remoto, completa, esse material didático é uma ferramenta particularmente importante para auxiliar os professores na organização do planejamento e dos recursos de ensino e aprendizagem, funcionando como um norteador.
Os Cadernos não são prescritivos; são propositivos. Ou seja, os professores podem adotá-los integralmente, parcialmente ou não utilizá-los, caso considerem a sua metodologia e o seu planejamento curricular mais adequados ao contexto das suas turmas. Também podem ser auxiliares em relação ao livro didático ou, pelo contrário, serem complementados por estes. As escolhas didáticas são feitas por cada educador.
Os educadores, por sua vez, relatam que têm encontrado nos Cadernos de Apoio à Aprendizagem um suporte pedagógico importante. A professora de História, Maria das Graças Almeida, do Colégio Estadual Paulo VI, localizado em Feira de Santana, considera que o material foi “uma jogada bem interessante”, porque oportunizou os alunos que não têm acesso às aulas on-line a seguirem com os estudos. “São bem elaboradas e procuram dar ênfase à criatividade do educando e ao protagonismo estudantil. Há um plantão on-line em que os assuntos são explicados e as atividades corrigidas. De forma autônoma, o estudante pode utilizar esse recurso para auxiliá-lo no processo de ensino e aprendizagem, desde que busque complementar com outros recursos, a exemplo do plantão virtual e das leituras complementares do livro didático”.
Reinventar - O professor de Matemática, Caio Oliveira, do Colégio Estadual Carneiro Ribeiro, no município de Uruçuca, compartilha a opinião sobre o material neste período pandêmico, em que a educação precisou se reinventar. “Percebemos que a rede estadual foi a mais prejudicada, pois a maioria dos estudantes não pode lançar mão de tecnologias digitais, que têm sido fundamentais no ensino remoto. Sendo assim, acredito que a Secretaria de Educação da Bahia obteve êxito ao pensar nos Cadernos de Apoio à Aprendizagem como um recurso didático, potencializando, assim, os processos de ensino e aprendizagem. Eles foram distribuídos para toda a rede em duas versões: digital e impresso”.
Caio Oliveira chama a atenção para o fato de o material ter sido elaborado, colaborativamente, por professores da própria rede. “Ao meu ver, isso foi essencial para obtermos sucesso. Por conhecermos a realidade dos nossos estudantes, acredito que a nossa participação favoreceu no processo da sua elaboração, pois os Cadernos foram pensados para eles, considerando as diversidades da nossa Bahia. Além disso, selecionamos os objetos de conhecimento fundamentais das cinco áreas do conhecimento, contemplando as dez competências da BNCC relevantes na mobilização do conhecimento. Os Cadernos, portanto, são úteis na condução do trabalho docente e favorece à aprendizagem dos estudantes. Vou além: acredito que servirão de inspirações para futuras produções da rede estadual da Bahia, quiçá de outras redes”, afirma o professor, que é mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Recursos educacionais - Além dos Cadernos de Apoio à Aprendizagem, os estudantes encontram no Portal da Educação outros materiais pedagógicos para reforçar a aprendizagem, a exemplo dos Roteiros de Estudo e das Pílulas de Aprendizagem. Para quem não tem acesso à internet, uma opção é assistir à TV Educa Bahia, que disponibiliza uma programação 24 horas por dia, de domingo a domingo, com conteúdos exclusivos relacionados à educação. Durante todo o dia são transmitidas videoaulas dos diferentes componentes curriculares, além de lives, documentários e diversos programas em parceria com o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho.

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