VEJA O QUE MUDA
Capes flexibiliza norma sobre acúmulo de bolsas de pós-graduação
Instituições de ensino superior e programas de pós-graduação terão maior autonomia para definir regras
Por Da Redação
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), flexibilizou as normas para o acúmulo de bolsas e atividades remuneradas. Conforme a medida publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 12, as instituições de ensino superior e pesquisa e os programas de pós-graduação terão autonomia para definir as próprias regras.
Entretanto, o órgão informou que é proibido ter mais de uma bolsa de mesmo nível financiada com recursos federais, como mestrado, doutorado ou pós-doutorado, o que engloba a própria Fundação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Conforme a Capes, a alteração possibilita que o aluno tenha acesso a mais benefícios, além de atrair pesquisadores para regiões como Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
A regra também se estende para outras atividades remuneradas. Diante disso, a presidente da Capes, Mercedes Bustamante, explica que as novas normas podem ajudar a fomentar a pesquisa científica em áreas nas quais a bolsa é menos atrativa por causa dos altos salários.
"As novas regras poderão atrair para a pós-graduação pessoas já inseridas no mercado de trabalho e, dessa forma, estabelecer novas conexões entre a academia e os demais setores da sociedade", pontuou.
Com a atualização, as instituições de ensino superior e pesquisa e os programas de pós-graduação podem, a partir de agora, desenvolver regulamentações próprias uma vez que estão mais próximas às demandas locais e às realidades das diferentes áreas do conhecimento.
A publicação da portaria permite que a Capes e os programas de pós-graduação se preparem para a alteração que passa a vigorar a partir de 1⁰ de outubro. De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação da Capes, Adi Balbinot, o prazo "vai garantir que os sistemas estejam preparados para permitir esse acúmulo, de modo que as novas regras fiquem disponíveis, de forma transparente
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes