Busca interna do iBahia
HOME > EDUCAÇÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EDUCAÇÃO

CCJJ 2025: Jovens superam desafios e alimentam sonhos

Articuladora de A TARDE em Conquista, Fabíola Macalós Carpes disse que levar o CCJJ pelo 2º ano seguido foi muito produtivo para a rede municipal

Priscila Dórea

Por Priscila Dórea

23/11/2025 - 13:11 h
Apresentação especial da banda Quabales, do Nordeste de Amaralina, colocou todo mundo para dançar
Apresentação especial da banda Quabales, do Nordeste de Amaralina, colocou todo mundo para dançar -

Jovens talentos estão em todos os cantos da Bahia, até nas menores localidades, como é o caso do vencedor em Artigo de Opinião, um dos cerca de 3 mil habitantes do povoado de Fedegosos (Morro do Chapéu), Lucas Daniel Gurgel Santos, aluno do Colégio Estadual de Fedegosos: "Meu maior desafio foi conseguir verbalizar o que eu penso, então me inspirei em Milton Santos, que defendia que a verdadeira igualdade vem do equilíbrio, não ser melhor nem pior, mas caminhar lado a lado com a natureza. E em Carolina Maria de Jesus, que mesmo vindo da periferia, conseguiu transformar sua vivência em literatura".

Orientadora de Lucas no CCJJ, a professora Juliana Figueredo Valois conta que, desde o início, o jovem estava muito empolgado. “Animado, ansioso e querendo descrever tudo, porque é realmente um momento muito importante. Ele teve uma oportunidade incrível e soube aproveitar. Como professora, vejo a importância de levar esse tema para as escolas. O que torna o concurso ainda mais essencial é a escolha do tema, pois a mudanças climática é um assunto atual e urgente. Precisamos falar sobre isso, porque está acontecendo diante dos nossos olhos”, salientou a professora.

Tudo sobre Educação em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Surpresa boa

Lucas acordou cedo no dia em que a lista de finalistas foi divulgada, ao contrário da vencedora de Videorreportagem, a aluna do Centro Municipal de Educação Dom Francisco Leite (Simões Filho), Ana Carolina Conceição de Oliveira, que esqueceu a data e soube por um colega. “Estava no ponto de ônibus indo pra escola e um menino me parou e disse: ‘Você tá ficando famosa’. Fiquei sem entender. Quando cheguei na escola, me contaram que eu estava entre os finalistas. Fiquei muito feliz. Todo o processo foi uma experiência única, pois fomos para vários lugares, gravar várias coisas e tínhamos até dois cameraman”, contou.

Ana Carolina não estava muito nervosa na premiação, ao contrário da mãe, a ajudante de merendeira Gicélia Conceição. “Quando o professor finalmente mandou o vídeo e disse que já podia divulgar, eu fiquei maluca! Saí mandando para todos os meus contatos: ‘Gente, pelo amor de Deus, curtam, visualizem, deem o like!’ E quando soube que ela ficou entre os três finalistas, meu coração explodiu de orgulho. De tantas crianças, a minha filha foi escolhida! Durante a cerimônia de premiação fiquei muito nervosa, com o coração disparado”, contou.

Articuladora de A TARDE em Conquista, Fabíola Macalós Carpes disse que levar o CCJJ pelo 2º ano seguido foi muito produtivo para a rede municipal. “É um processo que não se restringe apenas ao concurso – é um momento pedagógico de aprendizado, com um tema relevante e impactante. Foi uma experiência ímpar”, afirmou Fabíola.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

concursos escolares Educação experiências pedagógicas jovens talentos literatura mudanças climáticas

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Apresentação especial da banda Quabales, do Nordeste de Amaralina, colocou todo mundo para dançar
Play

Conselheiro do TCE parabeniza e propõe homenagem ao Grupo A TARDE

Apresentação especial da banda Quabales, do Nordeste de Amaralina, colocou todo mundo para dançar
Play

Expectativa e tensão: pais fazem vigília à espera de filhos em prova do Enem

Apresentação especial da banda Quabales, do Nordeste de Amaralina, colocou todo mundo para dançar
Play

Webinar debate educação, mineração e sustentabilidade nesta quarta

Apresentação especial da banda Quabales, do Nordeste de Amaralina, colocou todo mundo para dançar
Play

Bahia encerra 2024 com recorde no Enem e foco na aprendizagem para 2025

x