EDUCAÇÃO
Professores dão dicas de possíveis temas da redação; saiba quais
O Portal Massa! compilou possíveis temáticas em conversa com especialistas
A primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicada neste domingo, 30, e terá 90 questões, divididas igualmente entre ciências humanas e linguagens, além da redação dissertativa-argumentativa, de até 30 linhas.
O tema da redação só é revelado no momento da prova e causa muita ansiedade entre os estudantes. Conforme a Cartilha do Participante, a prova de redação “exigirá a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política”.
Leia também
>> Domingo de Enem tem previsão de chuva em várias partes do país
>> Primeiro dia de provas do Enem 2024 é neste domingo
>> Enem 2024: primeiro dia tem prova de ciências humanas e redação
>> Confira as orientações para o Enem 2024
O Portal Massa! conversou com o professor Saulo Luz, do pré-vestibular do Instituto Cultural Steve Biko, para listar possíveis temas. A sugestão do educador é que os alunos se preparem para dissertar sobre liberdade de expressão, desinformação e fake news. Ele acredita que o tema da prova de redação estará nesse universo.
Outras apostas do professor envolvem temas de outras áreas como educação, e questões sociais de gênero e raça. Além disso, a plataforma de estudos Guia do Estudantes listou 7 possíveis assuntos para a redação do Enem 2024. Se destacam inteligência artificial, segurança pública e meio ambiente:
- Desafios para combater a prática de bullying no ambiente escolar
- A busca desenfreada por procedimentos estéticos no Brasil
- Desafios para democratizar o acesso ao esporte no Brasil
- O impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos
- O impacto do envelhecimento da população na Previdência Social
- A regulamentação da Inteligência Artificial e a desinformação no Brasil
- Desafios para a promoção da leitura e da alfabetização no Brasil
A TARDE Educação
O Programa A TARDE Educação tem sido um pilar na formação continuada dos professores, impactando os estudantes, além de fomentar uma cultura de respeito e empatia nas escolas parceiras. Com ações formativas, materiais direcionados e suporte ativo aos facilitadores, o Programa contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como regulação emocional e práticas de convivência saudável, fortalecendo a base socioemocional das instituições educacionais.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro