EDUCAÇÃO PARA O FUTURO
Estudantes da rede pública pretendem garantir bons resultados no Enem 2025
Os estudantes baianos aguardam os resultados, que serão divulgados pelo Inep em janeiro de 2026

Por Daza Moreira

Etapa importante na vida dos estudantes que desejam ingressar no Ensino Superior, a chegada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é motivo de tensão para muitos jovens. Mas, na Bahia, os estudantes da rede estadual de ensino contaram com iniciativas da Secretaria da Educação do Estado (SEC). O preparo para as provas garantiu bons resultados em 2024 e a expectativa dos estudantes é repetir o desempenho do ano anterior.
Os estudantes baianos aguardam os resultados do Enem 2025, que serão divulgados pelo Inep em janeiro de 2026, com expectativas otimistas. De acordo com dados do Inep, em 2024 os candidatos oriundos da rede estadual de ensino da Bahia conseguiram o quarto melhor desempenho entre as redes públicas do país, com notas entre 980 e 1000 na Redação do Enem.
A estudante Ana Caroline Santos, de 17 anos, cursou o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, em Salvador, e participou de algumas atividades preparatórias para o exame.
“Me ajudaram a ficar mais tranquila para a prova, criar uma estratégia para fazê-la e também contribuiu para começar a ficar mais confiante”, diz. Ana Caroline pretende ingressar no curso de Psicologia e destaca: “a expectativa e a esperança de mudar sua realidade ingressando em uma faculdade é linda e inspiradora”.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal forma de ingresso no Ensino Superior e pré-requisito para programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (PROUNI) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Na Bahia, 475 mil estudantes se inscreveram para realizar as provas que ocorreram nos dias 9 e 16 de novembro. O estado é o terceiro com maior número de inscritos no país, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Os dados correspondem ao levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Tô com você no Enem
Com o objetivo de intensificar a preparação dos estudantes da rede estadual de ensino na Bahia para o Enem 2025, a SEC implementou estratégias e um calendário de ações. O projeto Tô com você no Enem promoveu uma série de iniciativas, como estímulo às inscrições, preparação para o exame com a promoção de aulões, garantia de transporte para os dias da prova, além do acolhimento aos candidatos.
O coordenador do Ensino Médio da SEC, Ítalo Paim, destaca que a iniciativa vem ampliando a atuação e é um sucesso. “Para nós, a manutenção e ampliação dos diálogos junto aos estudantes, pensando o Tô Com Você no Enem, é uma política estratégica de qualificar cada vez mais e uma política pública de sucesso escolar para os estudantes da rede estadual. A gente tem expectativas maravilhosas de trazermos novidades para o ano que vem”, afirma.
Para deslocamento nos dias de prova, os estudantes tiveram acesso gratuito ao Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. A medida foi assegurada pelo Governo do Estado, a partir da solicitação da Secretaria da Educação (SEC) à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em parceria com o Consórcio CCR Metrô Bahia.
Em alguns locais de prova, como escolas e a sede da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula, uma equipe da SEC realizava o acolhimento com entrega de kits com água, lanches e canetas.
Aulões
O Aulão Prepara Enem se consolidou como uma grande mobilização que reuniu mais de 120 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio, em diversos municípios. Em Salvador, mais de dois mil candidatos participaram do evento na Arena A TARDE (leia matéria na página 5), com a presença da secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, professores convidados e transmissão ao vivo pelo Youtube.
Além dos conteúdos apresentados pelos professores, para tirar a tensão dos alunos, a programação contou com momentos de descontração e dicas sobre alimentação, sono e gestão do tempo. O encontro foi encerrado com shows de artistas locais.
Os aulões tiveram edições espalhadas pelos 27 territórios de identidade do estado. Estudantes como Maria Clara Brito, do Colégio Estadual Pedro Calmon, em Amargosa, contaram também com ferramentas de preparação para o exame. Ela, que deseja cursar Direito, realizou simulados e assistiu aulas de revisão. Maria Clara destaca o apoio dos professores e a importância das atividades em sala.
“As experiências vividas na escola fortaleceram minha capacidade de concentração, responsabilidade e autoconfiança, pois contribuíram para a construção do meu conhecimento”, afirma a estudante.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



