Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > EDUCAÇÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ENTRADA GRATUITA

Festival SESI reúne projetos científicos de estudantes de todo Brasil

Evento conta com feira científica, torneios de robótica e cubo mágico, jogos de tabuleiro e experiências interativas para toda a família

Por Da Redação

06/12/2024 - 12:10 h
Experiências desenvolvidas por estudantes poderão ser conhecidas no Festival Sesi
Experiências desenvolvidas por estudantes poderão ser conhecidas no Festival Sesi -

Nos dias 13 e 14 de dezembro Salvador recebe a primeira edição do Festival Sesi de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), que acontecerá na Escola Djalma Pessoa, em Piatã, com entrada gratuita e um convite irrecusável para toda família vivenciar na prática o conceito de criatividade e inovação.

Realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) da Bahia através da Escola SESI Bahia, o festival pioneiro pretende contribuir para o fortalecimento da educação científica e tecnológica do estado, ao tempo que cria um ambiente convidativo para expor projetos bem sucedidos de estudantes e pesquisadores de iniciação científica da Rede SESI de ensino e de outras instituições públicas e privadas de educação.

“Educação é um dos focos de atuação do SESI Bahia, e ao realizar o Festival SESI de Ciência, Tecnologia e Inovação, o objetivo é extrapolar para toda a sociedade as experiências que são desenvolvidas intramuros nas nossas escolas, as do SESI, mas também as escolas das redes públicas e particular da Bahia. Pensamos para Salvador um evento que traga um novo foco para a educação e que também funcione como uma oportunidade de lazer, informação e aprendizado lúdico para o calendário da cidade”, defende Armando da Costa Neto, diretor superintendente do SESI Bahia.

Como pano de fundo, o evento busca difundir o conceito STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics) - ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, em português -, como mobilizador de competências e habilidades para o século XXI, com ênfase no pensamento crítico, solução de problemas, criatividade, inovação, comunicação e colaboração.

Os vsitantes poderão ver de perto pesquisas científicas inovadoras voltadas para resolver problemas reais e assinadas por estudantes dos anos finais do ensino fundamental (9º ano) e ensino médio de todo Brasil na I Feira Nacional de Iniciação Científica (FENIC), que irá expor 120 projetos de pesquisa de 286 estudantes de instituições de ensino privadas e públicas de 13 estados brasileiros: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe.

Em sua edição inaugural, a FENIC é realizada em parceria com a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), num total de 120 projetos selecionados. Ao todo, a feira recebeu 385 inscrições de estudantes de mais de 90 cidades brasileiras.

Meu amigo robô

Outra atração do Festival SESI CTI que promete dar o que falar é o Torneio Regional de Robótica FIRST LEGO League Challenge que, com o tema “Submerged” em 2024, desafia estudantes de 9 a 15 anos a desenvolverem soluções inovadoras para os problemas ambientais marinhos a partir da construção de robôs 100% feitos de LEGO e programados para cumprirem uma série de missões.

O festival apresenta atividades para todas as idades, a exemplo de oficinas de robótica e exercícios de raciocínio lógico, com inscrições realizadas na hora. O espaço foi estruturado dentro do Buzu Tec, um ônibus itinerante totalmente reformado e decorado de forma lúdica onde os participantes poderão ter o primeiro contato com esse mundo e ver na prática as etapas da programação de um robô, bem como interagir com robôs em exposição.

"A robótica educacional amplia o interesse dos estudantes pelo conhecimento ao estimular a curiosidade, o pensamento crítico e o protagonismo no aprendizado. Além de desenvolver habilidades em pesquisa e programação, ela engaja os alunos de forma prática e interdisciplinar, conectando a escola com a realidade ao redor. Essa abordagem não só melhora a aprendizagem, como também prepara os jovens para atuarem além do ambiente escolar, integrando-se a espaços como empresas e a própria comunidade", defende Cléssia Lobo, superintendente executiva de Educação e Cultura do SESI Bahia.

Queridinho da cultura pop, o cubo mágico vai movimentar admiradores e praticantes durante o festival. O Torneio de Cubo Mágico põe em prova o raciocínio lógico, a concentração e a coordenação motora dos seus competidores. Nos dias do evento, serão duas competições oficiais organizadas pela World Cube Association (WCA).

A competição, aberta ao público mediante inscrição prévia no site oficial da WCA, contará com grandes nomes da comunidade do cubo mágico, como os delegados da WCA João Vinícius Santos, Marjorie Nunes e Kalani Oliveira, além da presença da youtuber Suzane Coelho, referência na prática.

SERVIÇO:

I Festival SESI de Ciência, Tecnologia e Inovação

Quando: 13 e 14 de dezembro

13/12 (sexta-feira) - 9h às 18h

14/12 (sábado) - 9h às 15h

Onde: Escola Djalma Pessoa - Piatã

Entrada gratuita

Retirada de Ingressos: Sympla ou no Local

Estacionamento: Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) - Endereço: R. Dep. Paulo Jackson, 869 - Piatã.

Vans de translado para o festival partindo a cada 5 minutos

Estacionamento e translado gratuitos

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Ciência e Tecnologia Festival Sesi

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Experiências desenvolvidas por estudantes poderão ser conhecidas no Festival Sesi
Play

Bahia encerra 2024 com recorde no Enem e foco na aprendizagem para 2025

Experiências desenvolvidas por estudantes poderão ser conhecidas no Festival Sesi
Play

Bahia teve 100% de alunos do 3º ano inscritos no Enem, diz ministro

Experiências desenvolvidas por estudantes poderão ser conhecidas no Festival Sesi
Play

Professores municipais de Porto Seguro cobram pagamento de precatórios

Experiências desenvolvidas por estudantes poderão ser conhecidas no Festival Sesi
Play

Como a folha da goiabeira se transformou em protetor solar

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA