EDUCAÇÃO
LEM promove formação para professores da educação infantil
Iniciativa foi voltada para o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Por *Da Redação
Os professores da educação infantil da rede municipal de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, participaram de uma formação promovida no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O evento ocorreu nesta quarta-feira, 2, e quinta-feira, 3, no auditório do Centro Municipal de Reforço, com atividades nos dois turnos, e foi voltado para o aprimoramento de práticas pedagógicas.
A coordenadora pedagógica da educação infantil da Secretaria de Educação do município, Iassonáia Costa, que atuou como formadora nesta quinta-feira, 3, destacou a importância da capacitação para os docentes.
“Nós iniciamos essa formação no mês de julho, como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, focado nos anos iniciais. Porém, o governo federal finalmente definiu a necessidade de investir na educação infantil, que é a base de todo o ensino”, enfatizou.
"Hoje estamos com professores de pré-escola, mas a educação infantil começa lá na creche, e então seguem os anos iniciais. Nesse momento, estamos muito felizes em ver esse reconhecimento do governo federal. Não há como investir nos anos iniciais sem dar a devida atenção à educação infantil", completou.
Jadilza Barreto, professora há 24 anos e participante da Escola Municipal Pedro Paulo Côrte Filho, no bairro Cidade Universitária, ressaltou o impacto positivo da formação.
"O LEEI tem vários pontos positivos, e o primeiro é o olhar voltado para a educação infantil. No ensino fundamental, vemos muitos cursos, enquanto a educação infantil costuma ser esquecida, como se fosse apenas um lugar para brincar. Hoje percebemos que ela é, sim, essencial", afirmou.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), é uma iniciativa de adesão voluntária por estados e municípios. O programa tem como objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças do país até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar as aprendizagens prejudicadas pela pandemia, beneficiando 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes