INTBIO
Norte-Nordeste ganha novo instituto de ciência e tecnologia
O INTBIO tem como objetivo promover e aprimorar o conhecimento cientifico-tecnológico
Por Da Redação
No último domingo, 19, no stand Territórios do Brasil, montado pelo IFBaiano, dentro do XII Festival Internacional do Chocolate, em Ilhéus, membros da sociedade civil, professores, empreendedores, imprensa e produtores oriundos dos estados de Sergipe e Bahia se uniram para constituição do INTBIO – Instituto de Inovação, Tecnologia e Bioeconomia, uma iniciativa que tem como missão promover e apoiar ações de popularização da ciência, tecnologia, inovação e de divulgação nos territórios do Brasil e das Comunidades dos Países da Língua Portuguesa ( CPLP).
O INTBIO é um instituto sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para promoção e aprimoramento do conhecimento cientifico-tecnológico e da cultura de inovação pela população em geral, visando ampliar as oportunidades de inclusão social das camadas mais vulneráveis do território brasileiro e dos demais países da CPLP, criando bases sustentáveis de autonomia e possibilitando a conquista do empoderamento e efetiva participação cidadã para melhoria do ensino de ciência, empreendedorismo e inovação.
De acordo com o que rege as metas e missões do instituto, ratificadas pela diretoria, encabeçada pela presidente eleita, a jornalista Caliana Mesquita (Bahia), e pelo vice presidente eleito, Prof. Universitário Bento Francisco Junior ( Sergipe) há objetivos específicos do instituto que seguem um comprometimento coletivo de todos os membros:
“Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida ; alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, além de indiretamente contribuir para todos os demais objetivos, ao buscar o estabelecimento de uma cultura cientifica na sociedade que contribua para a disseminação de conhecimentos e soluções”, são objetivos que regem a formação do INTBIO.
O instituto teve como consultor um cientista que inspira ações exitosas no entorno da ciência. O professor Dr. Ivan Pereira, engenheiro de alimentos e pesquisador do IFBaiano/Campus Uruçuca, que vem quebrando barreiras e por meio da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - ação apoiada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pelo CNPq - desde 2018 vem unindo força junto a cientistas de outras instituições do norte e nordeste com a finalidade de formatar a popularização e divulgação da ciência, tecnologia e inovação.
Os professores Dr. Maycon Reis e Dr. Danilo Souza ( UFS-Campus do Sertão), Dr. Lucas Landim (IF-Campus Guanambi) e Dr. Josué Oliveira ( IF-Campus Uruçuca) compõem este time de cientistas que promovem a popularização e divulgação da ciência, inovação e tecnologia por meio da educação e empreendedorismo.
“Iniciamos uma parceria desde 2018 com a Universidade Federal do Sergipe, sendo que em 2019 realizamos juntos a Semana Territorial de Ciência e Tecnologia em Sergipe e Bahia; em 2020 uma edição envolvendo o norte-nordeste; e em 2021 a Maratona Território do Brasil, culminando com o Festival do Chocolate, em Ilhéus, o qual denominamos "NanoFeira" e já estamos na etaoa de planejamento de mais duas Feiras de Ciência Estaduais, uma em Nossa Senhora da Gloria (Sergipe) e outra em Guanambi (Ba)”, informou o Dr. Ivan explicando que foi justamente diante a necessidade de obter lastro de suporte institucional para execução de ações como estas que se inspirou em recomendar a criação o INTBIO para as 12 empresas que foi consultor durante um Programa Nacional apoiado pela SETEC/MEC.
“ A inspiração para reunir atores e formarmos juntos o instituto veio por um pedido de socorro, diante a necessidade de se ter governança que olhasse com atenção especial para a ciência, tecnologia e inovação. Segundo pela necessidade na captação de recurso, ideias precisam de investimento para serem executadas. Terceiro motivo está ligado a comunicação e divulgação, precisamos difundir as ideias e torna-las acessíveis aos investidores, assim conseguimos incentivar a criatividade e a inteligência coletiva da população para resolvermos juntos os problemas sociais”, disse o prof. Dr Ivan Pereira, membro do comitê cientifico do INTBIO.
Entre as principais linhas de ação do instituto estão: a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; feiras e olimpíadas; apoio a escolas, centros, praças museus e memoriais de ciência, tecnologia e inovação; realização de maratonas; apoio a estudantes de comunidades produtivas e tradicionais, micro e pequenas empresas para o aprimoramento e desenvolvimento de negócios inovadores ; apoio a atividades de PD&I e extensão em parceria com as ICTs; incentivo a arte e a cultura além de atendimento a empreendedores para o desenvolvimento de startups.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes