Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > EDUCAÇÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EDUCAÇÃO

Patrimônio tombado, espaço Casa Pia de São Joaquim promove projetos através da educação

Por Jeferson Jesus*

22/02/2021 - 8:54 h | Atualizada em 22/02/2021 - 9:05
Espaço pretende entrar no roteiro turistico de Salvador | Foto: Rafael Martins | Ag. A TARDE
Espaço pretende entrar no roteiro turistico de Salvador | Foto: Rafael Martins | Ag. A TARDE -

Localizado na avenida Jequitaia, no bairro da Calçada, em Salvador, o espaço Casa Pia de São Joaquim, construído entre 1714 e 1720 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1938, apesar de pouco conhecido pelo publico baiano, tornou-se um dos equipamentos mais importantes da história da Bahia.

Em processo de mudança em seu foco principal, o local, antigo orfanato, agora pretende retornar ao roteiro turístico da capital baiana, com a retomada de eventos em seu espaço. Um dos responsáveis dessa nova gestão, o diretor-geral da Casa Pia, João Gomes, falou sobre essa nova vertente do casarão, em entrevista ao programa 'Isso é Bahia', da Rádio A TARDE FM, na manhã desta segunda-feira, 20.

Com foco integral na educação de jovens carentes, de acordo com Gomes, o espaço hoje oferece ensino e projetos de maneira gratuita da educação infantil do grupo 2 ao grupo 5, com opção para período integral.

"Nós temos uma instituição de ensino para 195 crianças, temos um convênio com a prefeitura, através da Secretaria de Educação, porém, nosso convênio não cobre tudo aquilo que ofertamos, pois oferecemos uma uma ensino baseado na dupla jornada, com complementos como banho, alimentação além de uma ampliação no conteúdo pedagógico, algo que foi atingido pelo ensino remoto, que iniciamos há mais de 20 dias", explica.

Instituição bicentenária, o local ainda conta com obras de relevância história para o país, como o retrato de Dom Pedro II, em processo de restauração, por meio de um projeto cultural, promovido com recursos da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

Segundo o gestor do equipamento, a recuperação dos trabalhos é de grande relevância para a reinserção do espaço histórico.

"A instituição, dentro do seu princípio de filantropia, estava passando por um momento de grande dificuldade para fechar as suas contas. Existe também um processo de expropriação na Justiça, a restauração dessas obras, podem se configurar como novos atrativos para a realização de eventos no local, como os casamentos realizados no espaço", conta.

Além do ensino

Ainda conforme o diretor-geral do Casarão, projeto sociais, como o Focus Model, ação que contempla cerca de 140 jovens da periferia de Salvador, que realizam atividades de empoderamento do corpo, como teatro, modelagem, também são promovidos no local.

“Entendemos nossa missão como a de acolhimento e formação de estudantes, estimulando jovens a exercerem a cidadania e dando a oportunidade a eles de trilharem um caminho para o mercado de trabalho”, reforça Maria Amélia Tourinho, provedora da instituição, que tem como projeto futuro ainda criar outras atividades de cunho social, como cursos profissionalizantes, para melhor ocupação do espaço.

*Sob supervisão da editora Keyla Pereira

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Espaço pretende entrar no roteiro turistico de Salvador | Foto: Rafael Martins | Ag. A TARDE
Play

Bahia encerra 2024 com recorde no Enem e foco na aprendizagem para 2025

Espaço pretende entrar no roteiro turistico de Salvador | Foto: Rafael Martins | Ag. A TARDE
Play

Bahia teve 100% de alunos do 3º ano inscritos no Enem, diz ministro

Espaço pretende entrar no roteiro turistico de Salvador | Foto: Rafael Martins | Ag. A TARDE
Play

Professores municipais de Porto Seguro cobram pagamento de precatórios

Espaço pretende entrar no roteiro turistico de Salvador | Foto: Rafael Martins | Ag. A TARDE
Play

Como a folha da goiabeira se transformou em protetor solar

x