Secretários revelam o impacto real do A TARDE Educação nas escolas | A TARDE
Atarde > Educação

Secretários revelam o impacto real do A TARDE Educação nas escolas

1º Encontro de Articuladores 2024 reuniu secretários e representantes da Educação de diversas cidades da Bahia

Publicado quinta-feira, 23 de maio de 2024 às 17:46 h | Atualizado em 23/05/2024, 17:49 | Autor: Gabriel Gonçalves
Imagem ilustrativa da imagem Secretários revelam o impacto real do A TARDE Educação nas escolas
-

O 1º Encontro de Articuladores 2024 do programa A TARDE Educação, realizado nesta quinta-feira, 23, em Salvador, reuniu secretários e representantes da Educação de diversas cidades baianas. Durante o dia, eles assistiram a palestras e debateram sobre a neurodivergência nas salas de aula.

O Encontro de Articuladores reúne participantes dos municípios parceiros para discutir estratégias de Educomunicação e compartilhar melhores práticas. O workshop também oferece oportunidades para a capacitação de professores e profissionais da educação, além de proporcionar um espaço para troca de conhecimentos e ideias inovadoras.

Os representantes das secretarias de Educação que estiveram no evento desta quinta destacaram, em depoimentos, a importância fundamental do encontro e do programa A TARDE Educação; confira os depoimentos:

Roberto Franco (Secretário de Educação de Cachoeira)

Roberto Franco, secretário de Educação de Cachoeira
Roberto Franco, secretário de Educação de Cachoeira |  Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE

“O A Tarde Educação é uma parceria importante. Nós temos o cuidado de ter boas parcerias, a gente acredita que a educação só avança com boas parcerias, mas somos seletivos. Então, nessa seleção, a gente entendeu desde 2022 a importância desse projeto, porque ele difunde na nossa rede, entre os professores e gestores, pautas importantes, que são tratadas a partir de informações e de atualizações. Essa parceria com o programa entra na nossa pauta de educação continuada, na qual a gente entende que vai conseguir avançar. A gente já consegue, por exemplo, observar uma evolução no nosso Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), um índice medido pelo governo federal , que acontece a cada dois anos e, de fato, é o retrato do que você conseguiu em dois anos. Tivemos recentemente a publicação do Ideb 2023, no qual Cachoeira já experimentou um avanço importante em relação ao Ideb 2021. E isso, a gente atribui a essas parcerias que atingem o corpo de professores, que qualifica o professor. O professor qualificado replica na sala de aula, inevitavelmente”.

Marcus Magalhães (Secretário de Educação de Morro do Chapéu)

Marcus Magalhães, secretário de Educação de Morro do Chapéu
Marcus Magalhães, secretário de Educação de Morro do Chapéu |  Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE

“A administração de Morro do Chapéu vem buscando se encontrar na vanguarda de tudo que traz benefícios para a população, e nos juntar a uma empresa de renome, que já tem uma tradição de mercado, uma empresa centenária e tradicional no estado, só vem a agregar. O fato de você trazer a informação para dentro da sala de aula de maneira lúdica, de maneira interativa e de maneira tecnológica, para a gente, sem dúvida, é o melhor caminho de se chegar aos adolescentes e às crianças, para ter um entendimento de como a coisa funciona no quesito da informação”.

Leonel Franco (Superintendente de Educação de Vitória da Conquista)

Leonel Franco, superintendente de Educação de Vitória da Conquista
Leonel Franco, superintendente de Educação de Vitória da Conquista |  Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE

“Com certeza, o A TARDE Educação veio para agregar do ponto de vista da educação, trazendo ferramentas que são muito importantes para o desenvolvimento cultural, mas também social. Tenho certeza que o 1º Encontro de Articuladores de 2024 veio para nos ajudar a entender melhor como funciona e, a partir daí, criar e elaborar medidas. O projeto impacta os alunos de forma positiva, tendo sido muito bem aceito pela rede: professores, diretores, gestores”.

Juscilândia Leão (Coordenadora de Educação Básica e Apoio Pedagógico de Itaberaba)

Juscilândia Leão, coordenadora de Educação Básica e Apoio Pedagógico de Itaberaba
Juscilândia Leão, coordenadora de Educação Básica e Apoio Pedagógico de Itaberaba |  Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE

“Nós já temos essa parceria com o A TARDE Educação há alguns anos. É um projeto muito eficaz dentro do nosso município. Nós trabalhamos com os professores do 1º ao 5º ano, e do 6º ao 9º ano. É um portador textual muito eficiente no planejamento pedagógico. A gente percebe o avanço das nossas crianças, a curiosidade em estar manuseando o jornal, trabalhando uma notícia com o jornal, então a gente percebe, ao longo dos anos, o interesse maior das crianças nesse aprendizado. Percebemos que é um portador textual eficaz na aprendizagem dos nossos alunos”.

Mônica Araújo (Coordenadora Educacional de Santo Estêvão)

Mônica Araújo, coordenadora Educacional de Santo Estêvão
Mônica Araújo, coordenadora Educacional de Santo Estêvão |  Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE

“O A Tarde Educação já tem essa parceria com o município de Santo Estêvão há quase uma década, e é um programa que tem impactos positivos, principalmente no trabalho com a leitura. Nós fazemos oficinas com os professores, não só da área de linguagens, mas de outras áreas, como humanas e exatas, e essas oficinas levam um pouco do contato do jornal, o trabalho com o jornal. Sempre traz impactos positivos, principalmente no fortalecimento desse trabalho com leitura, nesse contato com o jornal, tanto impresso quanto online. E isso impacta positivamente nos resultados, na aprendizagem, no contato com a leitura, no incentivo à leitura, no trabalho com os diferentes gêneros textuais”.

Rafaella Neri (Coordenadora de Apoio dos Anos Finais de Amargosa)

Rafaella Neri, coordenadora de Apoio dos Anos Finais de Amargosa
Rafaella Neri, coordenadora de Apoio dos Anos Finais de Amargosa |  Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE

“É um evento muito importante para a gente que atua na educação, para a gente ter esse norte, esse olhar, com esses temas muito importantes, como o de hoje, que fala sobre a questão da educação especial, uma demanda muito grande dos municípios. Então, o evento nos traz um caminho e uma ajuda técnica também – foi muito importante a presença da neuropsicóloga Tatiane, que trouxe para a gente muita informação, para que a gente passe para os professores, para os coordenadores, para as escolas, para que chegue aonde precisa chegar, que é no apoio a essas crianças com algum tipo de transtorno”.

Dora Mônica (Coordenadora de Jovens e Adultos de Itabuna)

Dora Mônica, coordenadora de Jovens e Adultos de Itabuna
Dora Mônica, coordenadora de Jovens e Adultos de Itabuna |  Foto: Denisse Salazar | AG. A TARDE

"Esse é um evento maravilhoso, porque ele vem contribuir com a temática que hoje é muito solicitada pelos municípios, que são as especificidades dos alunos TEA, alunos com transtorno. Então, tudo o que foi discutido hoje vem agregar tanto para a minha formação, como tenho certeza absoluta que vou conseguir, lá no município, ampliar esses conhecimentos para coordenadores pedagógicos e professores. Esta parceria com o programa A TARDE Educação tem contribuído também para o fomento da leitura e da escrita, nos possibilitando essa formação de excelência, com uma profissional assim, que trouxe muitas reflexões, trouxe elementos de cada área desta, para que a gente possa atuar em sala de aula".

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS