EDUCAÇÃO
Workshop 'Economia Circular e Sustentabilidade na Mineração' em Irecê reúne educadores e especialistas
Evento teve como objetivo promover a troca de conhecimentos sobre práticas sustentáveis no setor mineral
Por Gilmara Souza

O Programa A TARDE Educação, do Grupo A TARDE, em parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC) e do Núcleo Territorial de e Educação (NTE) 01 Irecê, realizou nesta quinta-feira, 20, o primeiro workshop "Economia Circular e Sustentabilidade na Mineração".
O evento aconteceu no Colégio Estadual de Tempo Integral Jorge Rodrigues dos Santos, em Irecê, das 8h às 16h, reunindo professores, estudantes e gestores escolares para debater práticas sustentáveis aplicáveis ao setor mineral e ao cotidiano escolar.
A iniciativa teve como objetivo qualificar educadores e membros da comunidade escolar para disseminar conceitos de economia circular e sustentabilidade na mineração, promovendo ações que minimizem impactos ambientais e incentivem o reaproveitamento de recursos.

"A educação socioambiental é essencial para formar cidadãos conscientes e comprometidos com um futuro mais sustentável. O workshop proporcionou não apenas conhecimento técnico, mas também ferramentas práticas para que esses educadores apliquem os conceitos aprendidos em sala de aula e na comunidade", destacou a coordenadora de projetos educacionais do Grupo A TARDE, Berta Cunha.
"Esta primeira ação, realizada aqui em Irecê, inaugura um projeto anual que promete expandir suas iniciativas para outras localidades, reafirmando o compromisso com a sustentabilidade e a educação ambiental", acrescenta Berta.
O professor André Rocha, do Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo, em Canarana, ressaltou a importância da capacitação para fortalecer iniciativas já existentes nas escolas.
"A formação foi de grande valia por permitir a potencialização dos projetos e ações já desenvolvidas pelo colégio no qual trabalho. Essas ações permitirão reaproveitar ou reciclar recursos que usualmente seriam descartados, a exemplo das sobras da cozinha, para a compostagem e água dos ares-condicionados, para a irrigação da horta a ser implantada pelos alunos do curso técnico em Agroecologia", afirmou.
O professor Carlos Ney, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Irecê, também destacou a relevância do evento para a educação ambiental e profissional. Ele enfatizou que o enfoque na sustentabilidade e economia circular terá impacto direto na escola e na comunidade.
A programação incluiu uma palestra e uma oficina interativa, conduzidas pela coordenadora pedagógica do Programa A TARDE Educação, Márcia Firmino, e pela coordenadora de projetos educacionais do Grupo, Berta Cunha.
"Nosso papel é fomentar a reflexão sobre o uso sustentável dos recursos naturais e incentivar a educação ambiental como um pilar essencial dentro das escolas. A resposta dos professores e alunos foi muito positiva, o que nos motiva a expandir iniciativas como essa", ressaltou Márcia Firmino.
A participação da SEC, por meio do NTE 01 Irecê, e a parceria com a CBPM foram fundamentais para a realização do evento, que foi encerrado com uma oficina prática sobre reaproveitamento de tecidos, na qual os participantes puderam experimentar na prática a aplicação dos conceitos de economia circular.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes