ELEIÇÕES
Giovani Damico fala sobre revitalização dos rios de Salvador
Candidato a prefeito de Salvador debate questões ambientais
Por Cassio Moreira
Geográfo, o candidato a prefeito de Salvador, Giovani Damico (PCB), sugeriu o interesse eleitoral na promessa de revitalização do rio Camarajipe, que faz parte do plano de governo de Bruno Reis (União Brasil). Para o postulante, que participou da sabatina promovida pelo Grupo A TARDE, nesta sexta-feira, 20, o debate precisa ser feito de uma forma mais ampla.
"Na época da eleição aparecem essas soluções. Salvador deixou de ter cursos d'água ativos e vivos, tanto que nossa captação depende de pedra do cavalo [...] A gente precisa, no dentro dos parques, de uma necessidade urgente de revitalização dos nossos rios. Temos experiência com materiais recicláveis. A estratégia que a Prefeitura tem usado é o tamponamento dos rios. A estratégia é fingir que o rio não existe mais [...] A gente precisa encarar o meio ambiente como uma situação necessária para o hoje, mas também para a juventude ter um amanhã", disse o candidato, que também citou os desastres ambientais.
"O desastre é humano. Salvador tem enchentes porque a gente tá tendo habitações precárias [...] As moradias da população, elas caem. A gente tem várias experiências de asfalto que tem capacidade porosa. A gente vê o asfalto sonrisal. Além de pensar de planos intervenções futuras, a gente vai precisar rever algumas coisas que estão acontecendo. A gente vai precisar discutir alagamento falando dos nossos rios. A gente precisa de uma cidade com áreas verdes, tem vários estudos que pensam estratégias diversas", afirmou.
Gioavani Damico ainda fez um paralelo com o BRT e a retirada de árvores na região em que a estrutura do modal foi construída.
"O BRT pegando como ponto de partido. A destruição das árvores centenárias a estratégia de tornar Salvador uma cidade viaduto. Você olha para Los Angeles que investiu uma cidade bilionária em viadutos, e continua como uma das cidade mais engarrafadas do mundo. Se nossa aposta continua sendo no carro, vai ser sempre uma alternativa individual. O que o BRT fez foi uma violência muito grande", disparou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes