Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ELEIÇÕES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

DE OLHO

Segurança das urnas eletrônicas garantida neste domingo

PM acompanha trajeto de equipamento para zonas eleitorais

Por Madson Souza

06/10/2024 - 6:00 h | Atualizada em 06/10/2024 - 7:17
Urnas ficaram armazenadas no Centro de Apoio Técnico, em Porto Seco Pirajá
Urnas ficaram armazenadas no Centro de Apoio Técnico, em Porto Seco Pirajá -

Eleitores de todo o Brasil irão aos seus locais de votação hoje para definir o rumo dos municípios do país. Porém, é na véspera das eleições municipais que acontece toda a logística para garantir a distribuição e segurança das urnas eletrônicas, além da preparação das zonas eleitorais para receber os votantes. Quem planeja votar só precisa ficar tranquilo e se atentar para o que não pode ser feito no dia da votação.

É no Centro de Apoio Técnico (CAT), em Porto Seco Pirajá, que as urnas ficam armazenadas. Elas foram colocadas em 86 carros dos Correios e pequenos caminhões que distribuíram as 5.440 urnas nos 461 locais de votação da capital baiana. Cada veículo segue um roteiro específico e é acompanhado por uma guarnição da Polícia Militar como forma de segurança.

Ao chegar nos locais de votação, as urnas são conferidas e trancadas em salas. A técnica em urnas Gleice Santos observou as que foram enviadas para o Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, em São Cristóvão.

Ao longo de sua análise, ela verifica a bateria da urna, a bobina, conecta o equipamento à tomada para checar o funcionamento do cabo, e confere o teclado, garantindo que a zona e a seção da urna condizem com o local em que ela deve ficar. Esse processo é repetido com todas as urnas. Tudo é conferido para que o equipamento seja corretamente alocado, permitindo que os mesários realizem a instalação para que às 8h comece a votação.

Sorteio para auditoria

Ainda ontem, aconteceu o sorteio das 43 urnas que passarão pela auditoria da votação eletrônica, que inclui o teste de integridade e o teste de autenticidade. O analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Jamie Barreiros, explica como ocorrem os testes.

“Trinta e três urnas são selecionadas para o teste de integridade, que é feito por meio de um procedimento de votação paralela. É tudo filmado, para que, no final do dia, possamos demonstrar que aquilo que foi filmado e digitado corresponde exatamente ao que foi apurado. É uma forma de mostrar que a urna não é viciada e que dá o resultado exato”, comenta.

Já no teste de autenticidade, “outras 10 urnas são escolhidas em todo o estado para comprovar que são exatamente aquelas que saíram e não outras”, diz Jaime.

Ele também reforça a importância dos processos realizados para garantir a segurança do processo eleitoral. “Esse conjunto de procedimentos demonstra a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro e das urnas. Isso serve para mostrar ao mundo, e não apenas aos brasileiros, como o Brasil está democraticamente evoluído e que temos uma eleição segura”, afirma.

Para receber o fluxo de eleitores, os espaços de votação são sinalizados com indicativos das seções eleitorais, setas para guiar os eleitores e localização dos banheiros. Os colaboradores convocados pelo cartório também colocam car tazes com informações, como a necessidade de desligar o celular para votar, as indicações de público preferencial e regras para os fiscais de partido.

“Isso é para que, quando abrirem os portões, os eleitores consigam se orientar para a seção correta, principalmente em colégios grandes, com mais de um andar”, explica Silvana M.S. Caldas, assistente de apoio administrativo às zonas eleitorais e atenção ao usuário.

Relatório Zerésima

Ainda ontem, foi emitido o relatório Zerésima, que é feito para garantir que não há nenhum voto computado no sistema. O procedimento teve início na 4ª zona eleitoral, na sede do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença do presidente do TRE-BA, Abelardo Paulo da Matta. A secretária geral da presidência do órgão, Maria do Socorro Carvalho, explica a importância do processo.

“É esse sistema que faz a totalização dos votos realizados pelos eleitores. Através desse documento, comprovamos que o sistema de totalização não contém nenhum dado; está com zero dados, por isso o nome zerésima. Esse relatório é emitido em todos os municípios e zonas eleitorais e faz parte do nosso processo de segurança e transparência do processo eleitoral”, afirma.

É preciso se atentar que hoje a propaganda política é considerada crime eleitoral e não pode ser realizada. Veja live com jornalistas de A TARDE analisando o pleito por toda a Bahia.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Urnas ficaram armazenadas no Centro de Apoio Técnico, em Porto Seco Pirajá
Play

Ministro do TSE adia julgamento do processo de Jânio Natal

Urnas ficaram armazenadas no Centro de Apoio Técnico, em Porto Seco Pirajá
Play

Em medida inédita, SSP testa drones para segurança no 2° turno

Urnas ficaram armazenadas no Centro de Apoio Técnico, em Porto Seco Pirajá
Play

“Salvador merece muito mais”, diz Bruno Reis após vitória

Urnas ficaram armazenadas no Centro de Apoio Técnico, em Porto Seco Pirajá
Play

Duque de Caxias tem votação tranquila, mas sujeira nas ruas assusta

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA