EMPREGOS & NEGÓCIOS
Empresas baianas ampliam negócios em feira voltada para lojistas
Importadores e marcas do setor de casa e decoração participam do maior evento do ramo na América Latina, que acontece em São Paulo
Por Da Redação
Produtos para casa, obras de arte usadas na decoração de ambientes, incensos, aromas e outros produtos comercializados por importadoras e marcas baianas estão expostos na maior feira de negócios B2B (de empresas para empresas) do setor de casa e decoração da América Latina, a ABCasa Fair, que começou nesta quarta-feira, 14, e segue até sábado, 17, no Expo Center Norte, em São Paulo.
O evento, realizado anualmente nos meses de fevereiro e agosto, representa mais de 80% do mercado de casa e decoração e, nesta edição, reúne 370 expositores. O setor gera cerca de R$ 54 bilhões em produção local e R$ 96 bilhões em vendas no varejo, segundo a Pesquisa Setorial IEMI e ABCasa.
Entre os participantes, está a importadora soteropolitana Entrecasa, que trabalha com produtos desenvolvidos na China, Índia e Turquia, a exemplo de itens de melamina e acrílico para piscina, cerâmica, madeira e vidro, em diversos formatos. Presente da feira desde 2018, o diretor da marca, Hélio Lemos, explica de que forma eventos como este impactam positivamente o negócio.
“Temos todo o centro de distribuição da empresa em Salvador e um showroom permanente aqui em São Paulo, que funciona o ano inteiro e só é desmontado no período das feiras. Nós atendemos o Brasil inteiro através de Salvador, mas São Paulo é o coração do país quando se trata de negócios. A gente vende para lojistas e atacadistas, que vêm e conhecem a coleção nova, fazem pedidos e aí começamos a entregar para estes clientes”, destaca.
Os compradores da feira atuam como revendedores e distribuidores dos produtos para o cliente final. De acordo com a pesquisa setorial, a Bahia possuía, em 2022, 2.398 pontos de venda de complementos do imobiliário, 2.244 de artigos de uso doméstico e pessoal, 926 de presentes, suvenires, celebrações e tabacaria e 735 de artigos decorativos.
Nesta última categoria, está a dupla de designers Tarsis Fernandes e Thiago Lima, sócios do Studio L, que funciona na cidade de Feira de Santana e comercializa artigos decorativos como esculturas de parede e colares. Segundo Tarsis, as feiras são uma oportunidade de oferecer lançamentos para os clientes, formados sobretudo por lojistas dos setores de decoração e de imóveis.
“É sempre interessante, não só pelo período da feira, claro, mas o período após o evento, porque a gente acaba tendo um contato mais próximo com os clientes e fazendo um pós-venda através disso. Durante a feira, eles podem conhecer as peças pessoalmente, a qualidade, o acabamento e o material, para depois comprar pelo catálogo”, revela.
Hélio e Tarsis concordam que a ABCasa Fair é responsável por uma grande parte do faturamento das empresas em relação ao resto do semestre. Enquanto a Entrecasa alcança 70% do faturamento semestral, o Studio L consegue um resultado semelhante ao de quatro meses de trabalho.
Rio Grande do Sul na Bahia
Além das marcas criadas por baianos, a feira conta com a presença de uma empresa criada por uma gaúcha em Salvador. Trata-se da Flores Cerveira, criada por quem dá nome a ela: Cristina Flores Cerveira. Ela explica que se mudou para a Bahia no ano 2000, onde começou a marca.
“Começamos na Bahia porque sempre desenvolvemos um trabalho de vendas grande no Nordeste. Então o nosso ponto de saída era Salvador. Depois de uns anos, retornamos ao Rio Grande do Sul, em função de mudanças na produção e da logística, para adquirir novos itens e poder fabricá-los. Agora, nós já fizemos as aquisições de novas máquinas e vamos voltar para Salvador no ano que vem”, adianta ela, que vende produtos personalizados, a exemplo de chaveiros e garrafas.
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