GESTÃO
Governo da BA participa de evento de e-governance na Europa
Conferência foi realizada pela Abep e Estônia Hub
Por Da Redação

Com objetivo de debater o oferecimento dos serviços públicos de maneira cada vez mais digital, a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) promoveu, em conjunto com a Estônia Hub, uma conferência sobre e-governance, que aconteceu na capital do país europeu, Talinn.
No evento, o Governo da Bahia foi representada pela consultora de negócios da Companhia De Processamento De Dados Do Estado Da Bahia (Prodeb), Patrícia Sampaio. A comitiva brasileira foi pelo embaixador do Brasil na Estônia, João Luiz de Barros Pereira Pinto.
Com uma população de 1,3 milhão de habitantes, a Estônia é referência internacional em governo digital. A nação tem 99% dos serviços entregues digitalmente.
Além disso, a gestão do país está entrando na era do governo proativo, onde a inteligência artificial já antecipa e prediz as demandas da sociedade, oferecendo o serviço antes mesmo de surgirem.
A jornada, que ocorreu entre os dias 9 e 13 de maio, teve início com a apresentação do ecossistema estoniano a respeito do tema, seguido por discussões, palestras e workshops com especialistas sobre o assunto, além de líderes empresariais internacionais compartilhando as melhores práticas em transformação digital no setor público.
A missão ainda se estendeu à Finlândia, que possui interação digital direta com a Estônia, sendo considerado o melhor ambiente de negócios, além ser o terceiro país mais inovador do mundo, de acordo com o Índice de Inovação da Bloomerang de 2019.
No último dia do encontro, foi firmado o Memorando de Intenções entre a Abep e a Associação de Informação, Tecnologia e Telecomunicações da Estônia, entidade que tem como objetivo unir empresas de tecnologia da informação para prover o desenvolvimento digital.
Dentro deste contexto, a Prodeb poderá ser beneficiada através de compartilhamento de conhecimento em governança digital, em que cybersegurança, e firmando parcerias que poderão proporcionar um avanço nos serviços digitais do Estado e implementações mais efetivas para a população baiana.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes