Isolamento estimula a volta dos carros de mensagens | A TARDE
Atarde > Empregos & Negócios

Isolamento estimula a volta dos carros de mensagens

Publicado domingo, 31 de maio de 2020 às 06:00 h | Atualizado em 31/05/2020, 08:42 | Autor: Madson Souza*
Marília conta que o lucro da New Life cresceu entre 30% e 40% | Foto: Rafael Martins | Ag. A TARDE
Marília conta que o lucro da New Life cresceu entre 30% e 40% | Foto: Rafael Martins | Ag. A TARDE -

Estar em quarentena, ficar distante de pessoas amadas e não estar presente em datas especiais não é fácil. Neste cenário os carros de mensagem têm aparecido como opção para demonstrar afeto mesmo sem estar presente. Os carros de som transmitem áudios de WhatsApp, músicas e ainda podem entregar cestas de café da manhã, buquês de flores e outros produtos. O serviço teve uma mudança no público consumidor e um aumento de até 90% nos pedidos de clientes com maior poder aquisitivo.

O analista técnico do Sebrae Wagner Gomes comenta que quem dita a regra do mercado é a demanda e que é preciso atualizar a comunicação para atender melhor os novos clientes. “A maioria dos consumidores começa a pesquisa dos serviços pelas redes sociais. É preciso uma melhora no layout e nas imagens dos sites e redes sociais desses negócios, até como uma forma de se destacar da concorrência”, aconselha.

Antônio dos Santos, dono da Gabi Mensagens, notou o aumento nos pedidos de um público consumidor que gerou crescimento em média nos lucros de 70%. “Passamos a entregar mais mensagens em bairros onde residem pessoas de condição financeira melhor. É um público diferente do que costumamos atender. Aumentou por volta de 90% o número de pedidos para esse público”, conta.

Novos destinatários

Outra diferença que Antônio apontou foi em relação ao público para quem as mensagens são destinadas. O grupo de destinatários agora é composto principalmente por idosos, e as mensagens para os dias de aniversário e com conteúdo otimista para suportar o atual momento.

“Já tivemos caso até de acontecer carreata. Nosso carro foi na frente com a mensagem e os outros carros da família vieram atrás com cartazes. É uma forma de mostrar afeto, de mostrar que a família está presente mesmo a distância”, relata.

Na Gabi Mensagens, o valor para entrega da mensagem varia pela distância e o preço mínimo é de R$ 100. O pacote inclui a locução de mensagens por locutores profissionais, a queima de fogos e a escolha de quatro músicas, além do brinde que é um CD com as músicas escolhidas. Outras coisas, como cestas de café de manhã, podem ser acrescentadas com custos adicionais.

A gestora Marília Santos, da New Life Mensagens, fala que ocorreu um aumento nos lucros de 30% a 40% e que passaram a ser enviadas mais mensagens para pessoas da terceira idade. Ela comenta que foi necessário tomar alguns cuidados para continuar funcionando neste momento de epidemia.

“Antes o cliente vinha no carro com a gente e usava o microfone para mandar a mensagem, mas não estamos mais fazendo isso. Porque é um risco de contágio; agora transmitimos as mensagens que são mandadas por áudio de WhatsApp”. Outros cuidados como o uso de máscaras, álcool em gel, os clientes manterem a distância de um metro do carro, além de evitar serviços em espaços em que possa haver aglomerações também estão sendo tomados.

Quem contratou a New Life Mensagens para realizar um serviço foi a advogada Jaguayra Silveira. Em conjunto com um grupo de amigas, ela enviou uma mensagem de aniversário para a amiga Sônia Almeida. “O distanciamento nos fez pensar em outras formas de comemorar. Essa é uma maneira de ratificarmos a importância dela, ainda que a distância”, fala.

Na New Life Mensagens o preço da mensagem é a partir de R$ 90. O pacote inclui a escolha de cinco músicas, uma mensagem tocada, dois fogos, parabéns musicais, além de um CD e uma mensagem escrita. Outras coisas podem ser adicionadas com acréscimo de valor ao pacote, e a duração da ação varia de 20 a 25 minutos.

Já na Aliança Mensagens, de propriedade de Antônio Carlos Assis, em sociedade com a esposa Claudecir Santos, houve também mudança no público consumidor do serviço, mas os lucros se mantiveram estáveis, devido à queda dos pedidos de outra parcela dos clientes com menor condição financeira. “Estamos atendendo pessoas mais abastadas financeiramente. Esse público está mandando as mensagens, especialmente para os idosos”.

Dentre os cuidados diante da pandemia do novo coronavírus, de acordo com Antônio Carlos, estão sendo evitados serviços muito distantes ou que tenham muitas pessoas reunidas.

Na Aliança Mensagens, o cliente pode escolher seis músicas, seis mensagens, os balões que vão decorar o carro e para quem for destinada a mensagem recebe também um CD com as músicas. O valor é a partir de R$ 120 e outros elementos podem ser adicionados ao pacote com custos adicionais, como cestas de café da manhã e buquês de flores.

*Sob supervisão da editora Cassandra Barteló

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS