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02/06/2019 às 14:04 - há XX semanas | Autor: Gabriel Fraga* | Foto: Luciano da Matta | Ag. A TARDE

EMPREGOS & NEGÓCIOS

Preços e promoções motivam as compras do Dia dos Namorados

Viviane, sócia da loja Grãos da Vila, anuncia sorteio de uma cesta de produtos naturais para quem quer um presente diferenciado
Viviane, sócia da loja Grãos da Vila, anuncia sorteio de uma cesta de produtos naturais para quem quer um presente diferenciado -

O Dia dos Namorados é a terceira data mais importante para o comércio brasileiro, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Por conta de seu apelo romântico e com foco em dar presentes, é uma boa época para que negócios menores consigam impulsionar as vendas. De acordo com a pesquisa de intenção de compras realizada pela Social Miner, em parceria com a Opinion Box, 65% dos respondentes afirmaram que escolheriam uma loja para comprar os presentes para os parceiros pelos preços e pelas promoções. Destes, 53% preferem pesquisar o presente no mercado virtal, que arrecadou R$ 1,77 bilhão em 2018, 4% a mais que 2017, porém 63% ainda optariam por comprar em lojas físicas.

Tradicionalmente, os negócios que vendem doces costumam se destacar neste período. Há cinco meses, Aline Assis é uma das sócias da Menina do Donut, primeira donuteria da Bahia, que já está no mercado há três anos e faz encomendas para festas e entregas por meio de aplicativos. Para o Dia dos Namorados de 2019, eles estão oferecendo uma bandeja com nove minidonuts (doces em forma de rosca que levam cobertura e recheio), dois potinhos com formato de coração com recheios escolhidos pelo comprador, uma caneca, cinco bombons e uma mensagem, tudo por R$ 50.

Aposta em marketing

“Sessenta por cento de nossas vendas são possíveis graças ao nosso marketing. Como nós temos um público diversificado, o volume de vendas costuma aumentar bastante em datas comemorativas, então sempre nos programamos para potencializar isso”, explica Aline. A Menina do Donut começou com Ana Caroline, que morava em Valença e passou a vender

as guloseimas na escola.

Também na Ufba, há um ano Yasmin Magalhães criou a Brigadeiro pelo Mundo, que surgiu com a necessidade de ajudar os pais com as despesas de casa e o sonho de conhecer outro país. “Sempre gostei de fazer doces, mas nunca imaginei que seria possível viajar com o dinheiro das vendas, que na época era apenas dos brigadeiros”, lembra. “Conheci a Argentina e pretendo viajar para outros lugares, por este motivo que a loja se chama Brigadeiro pelo Mundo”. Com o tempo, além de expandir a quantidade de sabores, a estudante de fonoaudiologia também conseguiu investir na venda de outros doces.

Assim como em outras datas comemorativas, para o Dia dos Namorados Yasmin pretende oferecer para os clientes opções como caixas com brigadeiros gourmet, brownies e trufas, todas personalizadas. “Acho muito importante criar promoções nestes períodos. Os sorteios dos produtos, que nós sempre fazemos em parcerias com outras lojas, para os clientes concorrerem a prêmios diversos, permitem que mais pessoas nos conheçam”, avalia a empreendedora.

Em contrapartida, a administradora Viviane Rocha e a educadora física Alana Ventura abriram há oito meses a loja de produtos naturais Grãos da Vila, no bairro do Costa Azul. “Além da questão da necessidade de uma renda alternativa, ali é uma região que possui muitas academias, só na rua da loja tem três, mas nunca teve nenhum comércio de produtos naturais, então aproveitamos a oportunidade”, conta Viviane. Para o próximo 12 de junho, as sócias montaram um sorteio pelo Instagram para aqueles que pretendem sair da curva e dar presentes mais saudáveis, onde o ganhador receberá uma cesta contendo vinho orgânico, bolo fit de banana, castanhas, pistache, temperos, chás e refrigerante orgânico. “Os sorteios são uma ótima forma de atrair novos fregueses, pois para participar é preciso marcar pelo menos cinco amigos e seguir a nossa conta, o que gera engajamento”, explica.

Tendo em vista que o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o comércio, é preciso se planejar com antecedência para garantir que tudo vai sair da melhor forma. Algumas lojas podem começar a se preparar até seis meses antes, para atender a todas as demandas. “Muitas vezes, durante o planejamento da campanha, o empresário pode precisar de financiamento, algo que os bancos não costumam liberar com tanta rapidez”, pontua Fernanda Gretz, gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae-BA. “Preparar a campanha vai além das mídias sociais, é preciso pensar na loja física, a vitrine, ornamentação da decoração, uniforme dos funcionários, tudo para que o cliente se sinta realmente imerso na comemoração da data”, exemplifica.

Quanto ao estoque, deve-se focar nos principais produtos que têm a ver com a proposta do período, deixando-os em evidência na loja e nas redes sociais. “Não necessariamente precisa-se pensar num produto novo, customizar é uma forma de dar uma nova cara para as mercadorias, seja com uma embalagem diferente, cestas, caixas, laços e por aí vai”, ilustra Fernanda.

*Sob supervisão da editora Cassandra Barteló

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