EMPREGOS & NEGÓCIOS
Produtores baianos disputarão Concurso de Qualidade do Mel durante a Fenagro 2025
As inscrições poderão ser feitas entre 29 de novembro e 4 de dezembro

Por Redação

Produtores de mel da Bahia terão a oportunidade de apresentar a excelência de sua produção durante a Fenagro 2025 – Feira Internacional da Agropecuária da Bahia, que será realizada de 29 de novembro a 7 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador.
Como parte da programação, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), em parceria com o Centro Tecnológico Agropecuário da Bahia (Cetab), promoverá mais uma edição do tradicional Concurso de Qualidade do Mel, iniciativa que valoriza o trabalho de apicultores e meliponicultores do estado.
Como participar
As inscrições poderão ser feitas entre 29 de novembro e 4 de dezembro, no estande do Cetab, localizado no Pavilhão do Governo da Bahia. Para participar, cada produtor deverá entregar um frasco com, no mínimo, 250 gramas de mel.
No caso das amostras de abelha-sem-ferrão, o material precisa ser entregue refrigerado, garantindo a preservação de suas características naturais.
Cada participante poderá concorrer com uma amostra por categoria: mel centrifugado de Apis mellifera e mel refrigerado de abelha-sem-ferrão.
As análises serão realizadas pela equipe técnica do Cetab e envolverão testes físico-químicos — como pH, acidez e umidade — além de avaliações sensoriais, considerando sabor, odor, cor e aparência geral.
Os vencedores serão anunciados em 6 de dezembro (sábado). Os três primeiros colocados das duas categorias receberão certificado, vale para ensaios laboratoriais completos no Cetab e um kit especial.
Estímulo
De acordo com Paulo Mesquita, coordenador geral do centro, a competição incentiva a produção de méis de alta qualidade, valoriza o trabalho dos produtores e estimula o consumo de produtos derivados das abelhas. Vinculado à Seagri, o Cetab atua como suporte técnico-científico para agricultores, associações e cooperativas em toda a Bahia. O centro reúne oito laboratórios especializados, onde são realizadas análises de solo, água para irrigação e produtos de origem vegetal e animal.
Credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o espaço também realiza classificação de produtos de origem vegetal e diagnósticos de fertilidade do solo, contribuindo para o aumento da produtividade e para práticas agrícolas mais sustentáveis no estado.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



