ESPECIAL INDÚSTRIA
Governo baiano aposta no potencial do Hidrogênio Verde
1º Atlas do Hidrogênio Verde (H2V) do mundo foi lançado pela gestão estadual
Por Divo Araújo e Redação
O 1º Atlas do Hidrogênio Verde (H2V) do mundo foi lançado pelo governador Jerônimo Rodrigues em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em dezembro de 2023, durante a 28ª Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Na ocasião também foi apresentado a investidores internacionais o potencial da Bahia para a produção desta forma inovadora de energia limpa.
Em fevereiro deste ano, na Espanha, comitiva estadual conheceu uma estação de abastecimento, com H2V, de veículos do transporte metropolitano de Barcelona e visitou o Centro de Referência em Tecnologia de Hidrogênio Verde (CER-H2) da Universidade Politécnica da Catalunha, visando parcerias tecnológicas e científicas.
O H2V que será produzido na Bahia poderá atender aos tradicionais mercados de fertilizantes, refino e outros usos (gases industriais e hospitalares), e a novos mercados, nos segmentos de transporte, geração elétrica, armazenamento de energia, processos industriais, transportes pesados, aviação, aquaviário, siderurgia e fertilizantes.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, destaca que o hidrogênio verde está sendo visto por pesquisadores e cientistas como o combustível do futuro. Daí o investimento em missões internacionais que visam colocar a Bahia no mapa de produção. “O governador Jerônimo Rodrigues acertou ao trazer o sentimento de que é possível a gente acelerar e fazer a nossa parte em relação a transição energética, com ações efetivas na busca de um marco regulatório e na construção das políticas públicas, além de preparar nossos técnicos e universidades para discutir e estudar o crédito de carbono. Isso vai contribuir para modernizar nosso setor produtivo através de uma matriz energética limpa”, avalia.
Almeida destaca a importância das missões internacionais na atração do interesse de investidores externos sobre o estado. “A primeira missão internacional do governador Jerônimo Rodrigues na China resultou na confirmação da vinda da BYD, empresa líder global na produção de carros elétricos, que trabalha com compliance ambiental. Vieram também a Goldwind, maior fábrica de aerogeradores do mundo, e a Sinoma Blade, que também fabrica pás de energia eólica. São três empresas que, em menos de um ano, estão implantadas na Bahia. Outras estão a caminho. Não tenho a menor dúvida de que a Bahia está numa boa pegada para a atração de investimentos, nesta rota de absorver energia limpa, que temos aqui de forma abundante, segura e barata”, comemora.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes