Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPECIAL INDÚSTRIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ESPECIAL INDÚSTRIA

Senai revitaliza parcerias com empresas e o setor público

Em parceria com a Secretaria de Trabalho e Emprego (SETRE), a instituição está oferecendo cursos

Por Núbia Cristina

25/05/2024 - 0:00 h
Evandro Mazo
Evandro Mazo -

O SENAI disponibiliza educação profissional e tecnológica, ensino superior, da graduação ao doutorado, além de fazer pesquisa aplicada, prestar serviços técnicos e tecnológicos especializados. Tudo isso para apoiar a inovação e o desenvolvimento sustentável da indústria. Tem sido grande parceiro da administração pública e das empresas na oferta de qualificação profissional.

Em parceria com a Secretaria de Trabalho e Emprego (SETRE), a instituição está oferecendo cursos na área automotiva. “Essa formação poderá contribuir para a inserção dos munícipes de Camaçari nas vagas de trabalho da BYD. São 500 vagas em cursos de qualificação profissional em Operador de Produção Veicular, Auxiliar de Linha de Produção, Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais e Inspetor de Qualidade. A unidade do SENAI Camaçari é quem fará esse atendimento e está na reta final de matrículas dos alunos selecionados pela SETRE. O início das aulas está previsto para 27 de maio de 2024”, explica o diretor do SENAI Bahia, Evandro Mazo.

“Além disso, está em curso, junto aos representantes da empresa, visitas técnicas às instalações do SENAI, para que possamos demonstrar a capacidade de atendimento às demandas presentes e futuras da BYD na Bahia, bem como o desenvolvimento de um portfólio de cursos mais aderentes às necessidades de mão-de-obra qualificada para o mercado de veículos elétricos”, comenta o diretor. Ele avalia que existe um cenário muito favorável para uma parceria cada vez mais robusta entre o SENAI BAHIA e a empresa. “Entretanto, no momento a ação mais concreta é a oferta dos cursos junto ao Governo do Estado, através da SETRE.

O SENAI desenvolve vários projetos estratégicos em empresas de relevância no estado, tais como a Coelba (Grupo Neoenergia) no ‘Projeto Escola de Eletricistas’, cujo objetivo é formar mão-de-obra qualificada para trabalhar na empresa em todas as regiões do estado. “Dentro deste projeto existe uma capacitação específica para mulheres, quebrando o paradigma das profissões que são em sua grande maioria ocupadas por homens”, pontua Mazo. Ainda nessa esfera de projetos que visam a equidade, o SENAI tem uma parceria com a Bridgestone, para formação de 50 mulheres no curso de Operador de Borracha.

“Poderíamos ainda destacar um pouco do Projeto GrandPrix, com a Boticário e a Pirelli. Esse Projeto leva para as empresas uma metodologia totalmente inovadora de resolução de problemas do dia a dia das indústrias, trazendo a possibilidade de desenvolvimento de soluções práticas, com os alunos dos cursos técnicos e básicos, para que as empresas melhorem seus processos produtivos”, ressalta o diretor. Em 2023, o SENAI contabilizou 94.464 matrículas de Educação Profissional, sendo 33.109 matrículas da gratuidade. No SENAI Cimatec, foram realizadas 4.327 matrículas em educação superior.

Patrocínio

Logo da FIEB Logo da BRASKEM Logo da BRACELL Logo da FERBASA Logo da SEBRAE

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

cursos técnicos desenvolvimento sustentável Educação profissional parcerias industriais qualificação profissional Senai

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Evandro Mazo
Play

FIEB realiza noite de homenagens a personalidades da indústria baiana

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA