ESPORTES
Aloha Spirit Festival agita o Porto da Barra

Por Jade Giallorenzo

Não só a previsão de clima ensolarado atraiu as pessoas à praia da Barra neste fim de semana. Até este domingo, 11, a movimentação no Porto fica por conta do Aloha Spirit Festival, inédito em Salvador.
Pela primeira vez, a cidade recebe a terceira e última etapa de 2016 do maior festival de esportes aquáticos da América Latina, que já passou por Ilhabela (São Paulo) e Paraty (Rio de Janeiro).
Desde a última sexta-feira, atletas profissionais e amadores disputam provas de seis modalidades: canoa havaiana, stand up paddle, surfski, paddleboard, natação e waterman.
"Achei bem interessante. Fiquei com vontade de tentar o stand up paddle", disse a autônoma Rosane da Costa, que acompanhou o segundo dia do evento.
Nas areias, sotaques de todo o Brasil podiam ser ouvidos ontem. Só entre funcionários e atletas, o Aloha mobiliza cerca de 600 pessoas, segundo a organização. Para Susana Sousa, produtora do festival, além de incentivar a prática dos esportes aquáticos, o festival ajuda a divulgar a cidade como destino turístico.
"Temos atletas do país todo, que aproveitam para conhecer Salvador. Além disso, ajuda a divulgar a praia e a movimentar o comércio em torno do evento", pontuou.
Filmes
Ontem, também teve cinema a céu aberto. No Cine Aloha, foram exibidos filmes nacionais sobre a prática e a cultura dos esportes outdoor: "Essa é outra atração que trazemos à cidade, é uma forma de atrair pessoas em geral, já que é aberto ao público e gratuito".
Patrícia Cardeal, de Ilhabela (SP), participou das últimas etapas no Sudeste do país e aproveitou a folga entre as competições de canoagem havaiana, em que compete, para conhecer a cidade com a equipe. "Já passeamos muito, fizemos bastante turismo. Pena que, amanhã, vamos embora", contou.
Para ela, participar de um festival como o Aloha ajuda a fomentar o interesse por esportes aquáticos que não são tão populares nas praias brasileiras. "A canoa havaiana, por exemplo, não é tão conhecida assim. Acho muito importante divulgar um esporte que as pessoas pouco conhecem", disse.
"É uma forma de incentivar as pessoas a frequentar a praia e a praticar esportes. O Porto da Barra estava precisando de algo assim", brincou o administrador Sérgio Costa, que costuma caminhar pelo local.
As primeiras provas a serem disputadas às 8h de hoje, último dia do festival, são de stand up paddle e canoa havaiana. Mas, ao longo da manhã, banhistas e curiosos poderão assistir às competições das outras modalidades. O festival será encerrado às 12h.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



