CAMINHO ALTERNATIVO
Atacante baiano marca seu primeiro gol por Hong Kong: “Muito grato"
Fernando Pedreira está no futebol honconguês desde 2013 e se naturalizou em 2021
Por Lincoln Oriaj
No último dia 11 de setembro, foi realizado um amistoso entre as seleções de Hong Kong e Brunei. O placar? 10 a 0 para o selecionado honconguês. Mas você deve estar se perguntando qual a relevância desse jogo, certo? Te explico agora. Um dos gols desse confronto foi marcado pelo baiano Fernando Pedreira, ou simplesmente Nando, para os íntimos.
Nando tem 36 anos, e joga em Hong Kong desde 2013, quando deixou o tradicional Ypiranga, que disputava a Série B do Campeonato Baiano na época, em busca de um upgrade em sua carreira no futebol. A decisão foi tão acertada, que em 2021, o jogador se naturalizou honconguês e foi convocado pela primeira vez para a seleção no ano seguinte. Atualmente ele defende o Kitchee, onde já empilhou algumas taças e se tornou ídolo.
“Esse país me deu tudo que tenho hoje. Meu filho nasceu aqui e minha esposa está grávida. Minha filha deve nascer aqui também, com fé em Deus. Então sou muito grato a Hong Kong por tudo”, contou Fernando ao Portal A TARDE.
Natural de Salvador, Nando passou por diversos clubes do futebol baiano antes de sair do Brasil. Além do Ypiranga, atuou no Juazeiro, Jacuipense, Madre de Deus e Ipitanga. Jogou também em clubes de outros estados: Águia de Marabá-PA, Paysandu-PA, Itaúna-MG, Guarani-MG, Ceilândia-DF e América de Propriá-SE.
A oportunidade para jogar em Hong Kong surgiu após indicação de outro baiano, o também atacante Stefan, com quem jogou junto no Jacuipense. Ele contou que, no início, sofreu alguma dificuldade na adaptação, principalmente com a língua e com a culinária.
“Minha adaptação foi tranquila, um pouco de dificuldade com a língua e também com a a comida no início, mas as coisas foram se ajustando rápido. O mais difícil era que estava longe de minha esposa Thaís, que só veio na minha segunda temporada. Aí eu já estava um pouco adaptado e ficou mais fácil”, lembrou Nando.
Após o primeiro gol pela seleção, Nando foca nos próximos compromissos de Hong Kong. Primeiro, o confronto eliminatório para a Copa do Mundo diante do Butão, com os dois jogos marcados para outubro. Já em janeiro, o desafio é a Copa da Ásia, em que a seleção honconguesa vai encarar Irã, Emirados Árabes Unidos e Palestina.
"O principal objetivo da seleção é ganhar os próximos jogos contra o Butão, na fase classificatória da Copa do Mundo e, em janeiro, encarar a Copa da Ásia, que será bem desafiadora devido ao grupo difícil em que estamos”, disse o jogador ao Portal A TARDE.
Em reta final de carreira, Fernando descartou a possibilidade de voltar ao Brasil e deve permanecer em Hong Kong até pendurar as chuteiras. “Pretendo encerrar minha carreira por aqui, afinal, já estou na 11ª temporada em Hong Kong, e acredito que é o momento certo para isso", concluiu Fernando.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes