CLASSIFICADOS
Atletas baianos garantem vagas para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos
Quatro atletas do Yacht Clube da Bahia garantiram presença na vela e na natação
Por Da Redação
A Bahia segue exportando atletas para representar o nosso país. Dessa vez, quatro atletas de esportes aquáticos do Yacht Clube da Bahia garantiram vagas para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos, que serão realizados entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro, em Santiago, no Chile.
Bruna Martinelli, Juliana Duque e Rafael Martins, da Vela, e Celine Bispo, da Natação, já estão treinando para os desafios das “olimpíadas das Américas”.
VELA – Historicamente, essa é a maior classificação do Yacht Clube da Bahia na Vela em jogos Pan-Americanos. Nos Jogos de Santiago 2023, somente o Iate Clube do Rio de Janeiro classificou o mesmo número de atletas (03). A trajetória dos atletas para participar da competição começou meses antes, através das seletivas para definir os representantes brasileiros no Chile. Na Vela, os resultados foram alcançados durante a disputa da II Copa Brasil de Vela de Praia, em Arraial do Cabo (RJ).
Na classe Windsurf IQ Foil, a velejadora Bruna Martinelli, carimbou o passaporte para o Chile. Já na classe Snipe, nossos representantes serão a dupla Juliana Duque e Rafael Martins, experientes velejadores, que trouxeram medalha de bronze na última edição dos Jogos, em Lima, 2019.
''Estou muito feliz! É a segunda edição que conseguimos a classificação para o Pan! É um campeonato sensacional e espero que a gente consiga um resultado especial'', contou Juliana Duque.
NATAÇÃO - Entre os destaques femininos na natação brasileira, tradicional carro chefe do país em Jogos Pan-Americanos, está a baiana Celine Bispo. No Troféu Brasil de Natação, que aconteceu entre 30 de maio e 03 de junho, em Recife, ela conquistou a medalha de prata nos 100m borboleta, de bronze nos 100m livres, e o ouro nos 50m borboleta, com direito a recorde na categoria júnior 2. A baiana se classificou assim para o Mundial Júnior - Israel 2023, o Mundial Absoluto (Japão) 2023 e o Mundial Universitário (China) 2023.
Além disso, ela está garantida na seleção feminina que vai cair nas piscinas em Santiago, para consolidar o país como potência continental na Natação.
“Definitivamente, eu não esperava. Sonhar a gente sempre sonha, mas quando acontece a ficha não cai. Acho que, de fato, só irei sentir a real sensação de estar na seleção brasileira absoluta quando eu chegar no Japão. Das três competições internacionais que estou classificada, duas são meus objetivos principais: o Mundial Júnior, em Israel, e o Pan-americano, no Chile. No geral, minha real chance para ser atleta destaque e voltar com algumas medalhas será no Mundial Júnior. Estou com tempo muito bem balizada, que se tudo der certo, me consagrarei campeã mundial júnior”, declara Celine.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes