CLASSIFICADOS
Atletas baianos garantem vagas para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos
Quatro atletas do Yacht Clube da Bahia garantiram presença na vela e na natação
Por Da Redação

A Bahia segue exportando atletas para representar o nosso país. Dessa vez, quatro atletas de esportes aquáticos do Yacht Clube da Bahia garantiram vagas para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos, que serão realizados entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro, em Santiago, no Chile.
Bruna Martinelli, Juliana Duque e Rafael Martins, da Vela, e Celine Bispo, da Natação, já estão treinando para os desafios das “olimpíadas das Américas”.
VELA – Historicamente, essa é a maior classificação do Yacht Clube da Bahia na Vela em jogos Pan-Americanos. Nos Jogos de Santiago 2023, somente o Iate Clube do Rio de Janeiro classificou o mesmo número de atletas (03). A trajetória dos atletas para participar da competição começou meses antes, através das seletivas para definir os representantes brasileiros no Chile. Na Vela, os resultados foram alcançados durante a disputa da II Copa Brasil de Vela de Praia, em Arraial do Cabo (RJ).
Na classe Windsurf IQ Foil, a velejadora Bruna Martinelli, carimbou o passaporte para o Chile. Já na classe Snipe, nossos representantes serão a dupla Juliana Duque e Rafael Martins, experientes velejadores, que trouxeram medalha de bronze na última edição dos Jogos, em Lima, 2019.
''Estou muito feliz! É a segunda edição que conseguimos a classificação para o Pan! É um campeonato sensacional e espero que a gente consiga um resultado especial'', contou Juliana Duque.
NATAÇÃO - Entre os destaques femininos na natação brasileira, tradicional carro chefe do país em Jogos Pan-Americanos, está a baiana Celine Bispo. No Troféu Brasil de Natação, que aconteceu entre 30 de maio e 03 de junho, em Recife, ela conquistou a medalha de prata nos 100m borboleta, de bronze nos 100m livres, e o ouro nos 50m borboleta, com direito a recorde na categoria júnior 2. A baiana se classificou assim para o Mundial Júnior - Israel 2023, o Mundial Absoluto (Japão) 2023 e o Mundial Universitário (China) 2023.
Além disso, ela está garantida na seleção feminina que vai cair nas piscinas em Santiago, para consolidar o país como potência continental na Natação.
“Definitivamente, eu não esperava. Sonhar a gente sempre sonha, mas quando acontece a ficha não cai. Acho que, de fato, só irei sentir a real sensação de estar na seleção brasileira absoluta quando eu chegar no Japão. Das três competições internacionais que estou classificada, duas são meus objetivos principais: o Mundial Júnior, em Israel, e o Pan-americano, no Chile. No geral, minha real chance para ser atleta destaque e voltar com algumas medalhas será no Mundial Júnior. Estou com tempo muito bem balizada, que se tudo der certo, me consagrarei campeã mundial júnior”, declara Celine.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes