Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

COPA DO MUNDO FEMININA

Austrália vence nos pênaltis e chega as semis pela primeira vez

Diante de 49 mil pessoas, as australianas derrotaram a França após 20 cobranças ao todo

Beatriz Amorim

Por Beatriz Amorim

12/08/2023 - 8:02 h
Goleira australiana pegou três cobranças
Goleira australiana pegou três cobranças -

A Austrália se tornou semifinalista, pela primeira vez na história, da Copa do Mundo feminina após derrotar a seleção francesa nos pênaltis. O estádio de Brisbane contou com 49.461 pessoas para apoiar as Matildas, com são chamadas as jogadoras da seleção australiana, que conquistaram o melhor resultado da história do país na modalidade e quebraram o tabu das quartas de final, já que nunca tinham conseguido avançar desta fase.

Em uma partida cheia de intensidade e grandes chances perdidas, Austrália e França disputaram a primeira vaga das semifinais na segunda chave na madrugada deste sábado, 12. Mesmo com grandes nomes ofensivos do Mundial, a partida termino sem gols, exigindo prorrogação e posteriormente as penalidades, ao todo, foram 10 cobranças para cada seleção.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O jogo:

O início da partida começou favorável para a as francesas, que mostraram logo o seu cartão de visita e incomodaram a defesa australiana ainda nos primeiros 8 minutos de jogo, quando Diani pegou a sobra em um erro defensivo e teve a oportunidade de abrir o placar, mas o chute cruzado se perdeu na linha de fundo. Com a intensidade, não demorou para vir o segundo, dessa vez com Lakrar recebendo livre de frente para o gol, entretanto, a jogadora francesa mandou a bola por cima do gol.

Enquanto isso, a seleção anfitriã da Copa do Mundo feminina 2023 parecia perdida na partida, obrigando o técnico sueco Tony Gustafsson a mudar a sua estratégia de jogo, e funcionou. A primeira chance clara da Austrália surgiu já no fim do primeiro tempo, quando Egmong pegou a sobra dentro da área francesa e escorou para trás em direção a Fowler, que vinha chegando, e finalizou com o gol aberto, Elisa de Almeida estava na linha do gol para defender de coxa.

Na volta para o segundo tempo, a Austrália manteve o ótimo momento que conquistou no final do primeiro. A intensidade implementada foi notória, enquanto as francesas estavam perdidas na partida, dito isso, aos 5 minutos as Matildas quase abriram o placar, novamente um confronto entre Mary Fowler e Elisa de Almeida. A atacante australiana levou a melhor em uma dividida, cortou para a direita e chutou forte para o gol, entretanto, a lateral francesa conseguiu desviar a trajetória da bola e mandar para a linha de fundo.

Buscando alternativas para transformar as oportunidades em efetividade, o técnico da Austrália fez a primeira alteração da partida aos 10 minutos, Sam Kerr, estrela da equipe australiana entrou no lugar da Egmong. Com o poder ofensivo que esperam dela, Kerr não demorou para criar a primeira oportunidade de gol em uma jogada pela esquerda. A atacante fez um bela passe para a grande área em direção a Hayley Raso, que dominou e soltou uma bomba ao gol, mais uma vez a goleira francesa Peyraud-Magnin fez grande defesa.

Com o passar dos minutos, as duas seleções pareceram perder o fôlego e intensidade, tanto que, os lances oportunos para tirar o zero do placar foram escassos, aumentando as chances de acontecer uma quarta prorrogação no Mundial de 2023, e foi o que aconteceu. Ao fim dos 5 minutos de acréscimos, a árbitra da partida María Carvajal decretou, no mínimo, mais 30 minutos de partida.

No primeiro tempo da prorrogação, a percepção foi um combate muito físico entre as duas seleções, cada uma seguindo a sua estratégia de jogo. Ao todo, França e Austrália tiveram uma oportunidade clara cada. As francesas até chegaram a estufar as redes, entretanto, a árbitra cancelou o gol por falta já jogada.

As Matildas, por sua vez, tiverem mais uma oportunidade com Fowler que não conseguiu bater na bola da forma desejada e perdeu a chance. O segundo tempo voltou ainda mais intenso, de forma que, a goleira australiana Arnold precisou fazer uma grande defesa de mão trocada após belo chute da Vicki Bècho. As australianas não conseguiram responder na mesma moeda no ataque e acabaram se moldando para segurar o resultado e não tomar gols, o jogo estava se desenhando para as penalidades, e foi o que aconteceu.

Goleira australiana pegou três cobranças
Goleira australiana pegou três cobranças | Foto: Patrick Hamilton / AFP

Nos pênaltis, foram necessárias 10 cobranças para a Austrália se consagrar semifinalista pela primeira vez na história, a goleira australiana Arnold foi o grande destaque da seleção, pegando três cobranças da França.

França:

❌ Selma Bacha

✅ Diani

✅ Wendie Renard

✅ Le Sommer

❌ Eve Perisset

✅ Grace Geyoro

✅ Sakina Karchaoui

✅ Lakrar

❌ Kenza Dali

❌ Vicki Bècho

Austrália:

✅ Caitlin Foord

❌ Stephanie Catley

✅ Samanta Kerr

✅ Mary Fowler

❌ Arnold

✅ Katrina Gorry

✅ Tameka Yallop

✅ Ellie Carpenter

❌ Clare Hunt

✅ Cortnee Vine

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Austrália copa do mundo feminina frança Quartas de final

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Goleira australiana pegou três cobranças
Play

Técnico ex-Vitória bate boca com jornalista em coletiva após clássico

Goleira australiana pegou três cobranças
Play

Wanderlei processará agressor por tentativa de homicídio, diz advogado

Goleira australiana pegou três cobranças
Play

Vídeo: luta entre Popó e Wanderlei termina em pancadaria generalizada

Goleira australiana pegou três cobranças
Play

VÍDEO: Jair Ventura comanda primeiro treinamento no Vitória

x