ESPORTE AQUÁTICO
Baiano se prepara para disputar mundial de paddleboard na França
Sexto colocado no ano passado, Jader Andrade vive expectativa de conquistar uma medalha este ano
Por Lincoln Oriaj
O baiano Jader Andrade, atleta de paddleboard, vai embarcar para a França para a disputa do Campeonato Mundial da Associação Internacional de Surfe (ISA), que será realizado em Les Sables D'Olonne, entre os dias 24 de setembro e 1 de outubro. Aos 36 anos, Jader está pronto para mostrar sua força e melhorar o resultado conquistado no mundial de 2022, em Porto Rico, quando terminou na sexta colocação.
Natural de Salvador e cria da Federação, Jader também é fisioterapeuta e salva-vidas, mas o seu talento no paddleboard é o que o credencia a estar entre os melhores do mundo. Em julho deste ano, ele venceu as duas provas da seletiva realizada em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, e garantiu seu lugar para representar o Brasil, e a Bahia, na França.
“As expectativas são as melhores possíveis. Hoje, muito mais experiente e treinado, almejo com certeza estar entre os melhores e, se Deus quiser, voltar com pelo menos uma medalha”, disse Jader ao Portal A TARDE.
Diferente do stand-up paddle, onde você fica em pé na prancha e utiliza um remo para se deslocar, o paddleboard é um esporte onde os praticantes permanecem deitados, ou de joelhos, e usam os braços para se moverem, exigindo muita resistência física e técnica.
A relação de Jader com o paddleboard começou em 2017, quando foi apresentado ao esporte por dois amigos da natação, Sinara e Cláudio. Ele já nadava desde 2001, então passou a praticar o paddleboard como complemento à natação.
“Quando eu não conseguia cumprir a rotina de natação, por causa do trabalho e com os horários específicos, com o paddleboard eu conseguia otimizar o tempo e fazer um treino”, explicou o atleta.
Para se preparar para o campeonato mundial, Jader segue uma rotina intensa de treinamento, que inclui paddleboard seis vezes por semana, natação de duas a três vezes e fortalecimento muscular três vezes. Sua preparação física é supervisionada pela profissional de educação física e personal Larissa Lima.
As conquistas significativas de Jader no paddleboard falam por si só: Além de conquistar a sexta posição no mundial de Porto Rico, em 2022, ele é tricampeão do desafio Farol de Itapuã x Farol da Barra, campeão do Circuito Baiano nos anos de 2018, 2019 e 2021, venceu as etapas do Campeonato Brasileiro em Saquarema - RJ em 2022 e Arraial do Cabo, em 2023, ambas garantindo a classificação para o campeonato mundial.
Agora na França, Jader vai competir nas provas técnica e de longa distância. Nas duas categorias, não existem avaliações com notas, a classificação é de acordo com a chegada.
Prova técnica
Consiste em uma prova rápida de 6km de distância, geralmente um percurso em forma de "W", com 2 km cada volta (3 voltas no total), na qual o atleta faz contorno de boias com ombro esquerdo ou direito, passa por arrebentação de ondas, pega onda e vento.
Prova de longa distância
Consiste numa prova de resistência que varia de 12 a 20 km. Geralmente um percurso que permite sair de um ponto e chegar em outro.
A viagem de Jader está programada para esta semana, mas ele ainda busca patrocínios para ajudar com as despesas de viagem e hospedagem durante a competição. Os interessados em contribuir, podem fazer transferências de qualquer valor para a chave pix [email protected]
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes